Paulo escrevendo aos irmãos de Efésios, afirma o seguinte: “Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.” (Efésios 4:22-24, NTLH).
Existe outra maneira que podemos viver? Podemos continuar a viver uma vida de pecado? Fora do propósito de Deus, cheios de todo egoísmo, vivendo individualmente, andando segundo o pensamento deste mundo? Nos revestir da natureza de Deus é algo que precisamos esperar mais para podermos fazer? O que significa vestir a natureza divina que recebemos?
Temos que refletir sobre isso: pois a falta de entendimento, de conhecimento da palavra de Deus, nos leva a continuarmos a viver uma vida fora do plano e propósito de Deus. Temos que ter o entendimento que necessitamos do conhecimento da vontade do Pai, e só alcançamos este entendimento quando nos empenhamos em conhecer e compreender o que Ele fala através de seus santos. Tendo conhecimento, ouvindo a palavra de Cristo, aprendemos a confiar em Deus, temos a fé que procede Dele que nos conduz a viver segundo a Sua vontade e andamos por aquilo que Ele fala. Sem conhecimento viveremos com base em expectativas e nos frustraremos na nossa jornada quando algo acontecer pelo esperamos e não pelas palavras proferidas.
Tendo o conhecimento, a compreensão que fomos libertos do domínio do pecado, que não somos mais escravos dele, que ele não tem domínio sobre nós e compreendendo que recebemos da vida de Deus, que fomos habilitados a viver segundo a Sua vontade, que recebemos poder, que o Espírito que em nós veio habitar, nos concedeu graça, vida e poder para andarmos neste mundo segundo os designios, ensinamentos, valores e caráter de Deus. Tendo recebido tudo isso, tendo sido libertos do que nos prendia em uma vida contrária à natureza do Pai, como podemos continuar a viver de maneira que contesta a Sua palavra? Não podemos, tendo este conhecimento, devemos abandonar, remover toda veste, toda atitude, todo procedimento que seja segundo o homem natural e nos revestir de tudo que procede de Deus que já recebemos em Cristo Jesus.
Como fazemos isso? Simples, na nossa caminhada rumo à perfeição, a semelhança com Cristo, pois devemos, como filhos da justiça, andar segundo o coração de quem nos salvou e nos chamou para a Sua própria glória. Somos filhos, e como filhos, devemos abandonar todos atos de pecado, devemos abandonar o nosso procedimento antigo, conforme o pensamento dos homens, devemos santificar o procedimento, andar segundo a vontade e coração de Deus, revelando em nossos atos as Suas virtudes. Sendo seus imitadores, proclamamos ao mundo o Deus que temos. E ao proclamar, em atos e palavras, fazemos a luz de Deus brilhar neste mundo e agimos como sal desta terra. Fazendo assim, cumprimos o desejo e o plano do Pai para a nossa vida. Nosso propósito deve ser sempre, caminhar rumo ao Senhor, a sua semelhança, para revelarmos a Sua vida e a natureza entre os homens.