O autor da carta aos Hebreus fala da busca da paz entre os homens e da santificação, como podemos ler: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hebreus 12:14), mas outros autores reforçaram a necessidade de estabelecer, de buscar a paz com todos os homens, como podemos ler: “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” (Romanos 12:18, BEARA), ou “Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la. ” (Salmos 34:14), e Pedro, também em sua carta: “aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.” (1 Pedro 3:11).
O que precisamos entender? Todos eles falam de apartar do mal e fala de empenhar por alcançar, buscar a paz. Apartar do mal, praticar o que é bom, está relacionado ao processo de santificação. Precisamos compreender porque devemos buscar a santificação em nossa vida e o que a mesma significa; pois a falta de entendimento, leva a objetivo errado e a frustração de expectativas.
Primeiramente precisamos entender o porquê da santificação. Na carta aos hebreus podemos ler que sem a mesma ninguém verá a Deus, correto? Por que não veremos a Deus se não buscarmos a santificação? Por que temos que buscar a santificação?
Buscamos a santificação para estarmos mais perto de Deus? Para sermos mais aceitos por Ele? Isto que precisamos ter claro em nossa mente. A santificação não é para nos aproximarmos mais de Deus. O que nos torna aceitos por Deus não são os nossos atos, nem as nossas atitiudes, nem o que fazemos. Ele nos aceita em Sua presença única e exclusivamente por causa da obra da cruz, por causa do sangue vertido. É o sangue de Jesus que nos purifica e nos apresenta diante de Deus, é por causa do sangue derramado em nosso favor que podemos entrar na presença de Deus e não por causa de nossas obras. Conforme podemos ler na carta de Paulo aos Colossenses: ” agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,” (Colossenses 1:22). Então, precisamos entender, somos apresentados diante de Deus santos, inculpáveis e irrepreensíveis não pelo que fazemos, mas, por causa da morte de Cristo na cruz em nosso lugar, pois foi na cruz que a justiça de Deus se concretizou em nosso favor.
Agora a pergunta: então por que santificar? Nós santificamos os nossos atos, os nosso procedimentos, seguimos a santificação com um único propósito que é revelar a Deus por meio das nossas ações. Santificamos não por nossa causa, mas por causa das pessoas, para que elas vejam Deus através do que fazemos. As nossas obras servem para revelar Deus, para levar Deus até as pessoas por isso precisamos santificar o nosso procedimento. A santificação deve ser um processo na nossa vida decorrente de termos conhecido Deus. Isto é, por conhecermos Deus, temos que revelá-lO através de nossos atos e palavras.
A busca da paz é uma ação decorrente do processo de santificação também, pois é uma expressão de filho, uma revelação do que somos. Somente buscamos a paz quando compreendemos quem somos, o que recebemos e temos claro o nosso propósito neste mundo. Conciliar interesses é impossível quando pensamos no aspecto do pensamento humano, pois sendo egoístas e cada um de nós pensando que o nossos desejos são melhores e mais importantes, nunca poderemos em como toda efetividade buscar a paz com todos os homens.
Somente quando fizermos morrer a natureza humana, quando priorizamos o reino, a justiça, a vontade de Deus é que podemos nos voltar para a busca da paz por causa do nosso propósito como filhos. Fomos chamados à vida, fomos libertos do poder e domínio do pecado para andarmos em novidade de vida. Tendo sido filhos de Deus, tendo recebido um novo coração, devemos viver neste mundo para revelar, manifestar as virtudes de Deus, proclamar o Seu reino, revelar a Sua vida, levar todos os homens à obediência, submissão e ao Senhor de Cristo. Nosso papel não é defender os nossos interesses, mas, como embaixadores do reino, fazer a vontade de Deus cumprida e real neste mundo.
Como filhos de Deus, herdeiros do reino, temos que viver e nos empenhar para a busca da paz entre os irmãos, entre as pessoas, mesmos que isto implique em prejuízo para nós, pois como Jesus declarou na bem aventurança: ” Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. ” (Mateus 5:9). Somente nos conhecem como filhos de Deus, quando agimos em favor da paz entre os homens.
Temos que ter claro em nossa mente, precisamos ter este entendimento do nosso propósito neste mundo. Não existimos para buscar o nosso interesse, mas, o de nosso Deus. Nosso propósito é fazer o reino de Deus alcançar todas as vidas, é fazermos a Sua vontade real e presente neste mundo. Qualquer coisa diferente disto, está desalinhado com o que seja a vontade de Deus para a nossa vida.