Temos os ensinamentos de Moisés, conduzindo o povo ao entendimento, antes de entrar na terra prometida, as seguintes palavras: ” Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. ” (Deuteronômio 6:4-9, BEARA).
Jesus ensinando falou: ” O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração. ” (Lucas 6:45, BEARA), e Paulo ensinando aos discípulos, disse que para sermos cheios do Espírito precisamos falar das coisas de Deus, de Suas obras: ” E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,” (Efésios 5:18-20, BEARA) e crescemos na fé, quando ouvimos a palavra de Cristo: ” E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17, BEARA).
Quando falamos a palavra, quando a estudamos, quando adquirimos conhecimento, entendimento, então passamos a ter o discernimento da obra de Deus operada em nós, passamos a ter consciência da identidade recebida por Deus, por meio da obra de Jesus Cristo, passamos a compreender a Sua vontade e como devemos proceder neste mundo. Temos o entendimento que precisamos fazer morrer a natureza humana, e nos encher da vida e da natureza de Deus. Quando fazemos morrer a natureza humana, não estamos alimentando o coração segundo os valores deste mundo, mas, nos enchendo, alimentando o coração que recebemos do Pai, o novo coração segundo a Sua natureza. Quando nos alimentamos do que vem de Deus, porque compreendemos a palavra, adquirimos entendimento, passamos por provações e tribulações fundamentadas nesta palavras, então crescemos na fé, amadurecemos, caminhamos conforme a vontade de Deus rumo ao nosso destino.
Por que precisamos falar, lembrar e estudar a palavra e os ensinamentos de nosso Deus? Para aprendermos com Ele, o que é importante, o que faz diferença e como devemos nos portar neste mundo, por sermos Seus filhos, por termos recebido da Sua natureza e Sua vida.
Tendo o entendimento, tendo a consciência da identidade, passamos a não andar pela necessidade de fazer para ser, mas, compreendemos que temos que fazer porque somos, porque recebemos, porque Deus nos concedeu e fez em nós e por nós.
Precisamos falar, estudar e compreender porque precisamos revelar ao mundo quem somos, o que recebemos, porque o nosso papel neste mundo é manifestar e revelar as virtudes de Deus, manifestar a Sua natureza, Sua vida aos homens. Precisamos compreender que temos que ser quem de fato Deus nos fez. Não podemos afirmar que cremos em Deus e vivermos uma vida de quem não O conhece.