Não tornar escravo de homem

Há um equívoco muito grande por parte dos chamados filhos de Deus por falta de conhecimento da vontade de Deus, por falta de entendimento da palavra, do plano e propósito que tem para a nossa vida, e isto tem levado muitos de nós a uma escravidão sem precedentes, fundamentada em pensamento humano e não de Deus.

Paulo escrevendo a sua carta aos irmãos de Corinto afirma: “Foi alguém chamado, estando circunciso?  Não desfaça a circuncisão.  Foi alguém chamado, estando incircunciso? Não se faça circuncidar.  A circuncisão, em si, não é nada, a incircuncisão também nada é, mas o que vale é guardar as ordenanças de Deus.  Cada um permaneça na vocação em que foi chamado.  Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso, mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade.  Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor;  semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo. Por preço fostes comprados;  não vos torneis escravos de homens.” (1 Coríntios 7:18-23)

Um aspecto que precisamos refletir e repensar para a nossa vida: Devemos correr atrás das coisas do mundo, andando segundo o pensamento deste mundo quanto a emprego, posição social e tanta outras coisas que enchem o nosso coração de ansiedade? Não, como Paulo afirmou para os que eram escravos. Não é para correr atrás da liberdade como se ela fosse o fim em si, mas se houvesse a oportunidade de ser livre, que aproveitassem.

Isto quer dizer o que para nós? Não precisamos correr atrás de uma posição, de competir, de lutar segundo as armas que nos ensinam nas empresas quanto à competição. Não precisamos nos desgastar em querer uma casa em um bairro mais nobre porque nos dá aparência de bem sucedido. Tudo isto é pensamento do mundo, de homem, e não de Deus. Não podemos ser escravos destas coisas.

Precisamos compreender que fomos comprados por preço, um preço muito alto e que a nossa vida é exclusiva para o reino de Deus. Devemos viver neste mundo, usar deste mundo, fazer tudo para o Senhor e fazer da melhor maneira que compreendemos e podemos, mas não precisamos correr atrás das coisas desta vida. Deus nos colocará onde melhor servirmos o Seu reino e a Sua glória. Este deve ser o nosso objetivo de vida. Não estamos aqui discutindo acomodação, letargia, mas, devemos trabalhar muito mais, desempenhar muito mais, mas com o foco no Senhor, lembrando que servimos ao Senhor e não a homens, e fazemos isso para o reino, glória e louvor do Senhor e não como retorno para nós mesmos, para sermos reconhecidos. Compreendemos isso?

O outro aspecto que precisamos compreender como filhos de Deus, como pessoas maduras, como líderes é que as pessoas não existem para nos servir, para estarem à nossa volta, não para compor o nosso time. Temos a incumbência, a responsabilidade, o papel de levar todos ao amadurecimento, ao crescimento, à responsabilidade e o aprender a servir e se comprometer com o reino de Deus. Como nossos filho onde sabemos que devemos levá-los à maturidade, a independência, para que constituam famílias e não para que fiquem à nossa volta. Formamos pessoas, levamos cada um ao amadurecimento para que possam servir ao reino em tudo o que fizerem dentro do conceito da libertade que recebemos do Criador, limitados pela lei do amor.

Precisamos ser livres, tanto no que fazemos como no processo de formação de pessoas para que sejam, não iguais a nós, mas muito melhores no papel que têm que cumprir para o reino de Deus neste mundo. Que sejamos livres de todo pensamento do homem no servir ao nosso Deus.

Para ouvir esta meditação, clique no link abaixo:

Não tornar escravo de homens