Por que correr a carreira proposta?

Sabe que temos que correr, como está na carta aos hebreus: ” .., corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,  …” (Hb 12:1-2). Este entendimento que devemos buscar à semelhança com o Senhor, sermos seus imitadores é fundamental, mas o porque devemos fazer isto, precisamos compreender também, pois se não tivermos este entendimento, não teremos a razão de permanecer nesta empreitada.

Sabemos que o pecado não pode e nem deve fazer parte de nossa vida, que devemos manifestar procedimento santo em todas as nossas ações. A luta, a resistência contra o pecado deve ser algo prioritário e tratado com a devida importância de nossa parte, conforme podemos observar na mesma carta: ” Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue” (Hb 12:4).

E o entendimento que temos da urgência, da prioridade que devemos dar ao tratamento do pecado e precisamos compreender que neste processo temos a disciplina do Senhor, nos corrigindo e nos levando à perfeição, como está escrito: ” É para disciplina  que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?” (Hb 12:7).

Podemos dizer, temos que correr a carreira, temos que olhar firmemente para o autor da salvação, temos que ser semelhantes a Ele, temos que empreender uma luta contra o pecado e resistir-lhe tenazmente, e ainda temos as tribulações e provações, justamente como mecanismos usados por Deus para o nosso aperfeiçoamento. Mas como devemos encarar tudo isso, por que desta luta, por que a semelhança com Jesus?

Com relação a este mundo, temos a certeza de que fomos feitos filhos de Deus, somos cidadãos do Seu reino e por meio de nós, a igreja, Deus se revela ao mundo. Somos o sal, somos a luz e temos que proclamar as virtudes de Deus. Somente sendo semelhantes a Jesus podemos tornar isto uma verdade, uma expressão de Deus, quando tornamos santos os nossos procedimentos. Temos que correr a carreira, porque temos que revelar Deus através de nossas vidas e fazemos isto, através igreja.

É através e por meio da igreja que Deus se revela ao mundo, ela é a Sua expressão,conforme podemos observar em João 17, na oração de Jesus. E também, por meio da igreja a multiforme sabedoria de Deus é conhecida nas regiões celestiais dos principados e potestades (Ef 3:10). Por isso a razão da carreira proposta. Temos um compromisso com o nosso Deus, individualmente, de serví-lo, de honrá-lo, de expressar e cumprir toda  a Sua vontade, de nos oferecer como sacríficio vivo, santo e agradável à Ele. Mas a consequência desta expressão de compromisso se dá por meio da igreja.

Deve ser o nosso objetivo de vida e é da vontade de Deus que vivamos o Seu reino neste mundo, que tornemos a oração do Pai nosso uma realidade no nosso dia a dia, vivendo o reino de Deus aqui, entre os homens, fazendo da vontade do Pai uma realidade aqui, como é nos céus.

Mas além disto, devemos nos lembrar sempre, que nossa pátria, nossa nação, nossa vida não está restrita a este mundo, mas sim, que buscamos uma celestial, eterna, preparada por Deus para nós, como está escrito: ” Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.” (Hb 13:14).

O aperfeiçoamente, a carreira proposta, tem por objetivo buscarmos o conhecimento pleno da vontade de Deus, para alinhados com Ele, sendo um, conforme oração a de Jesus que cumpramos o Seu propósito, não só neste mundo, mas que revelemos toda a Sua vontade para todo principado e potestade.

Devemos buscar o aperfeiçoamento, a santificação para que as nossas vidas sejam vasos para honra, para louvor da glória do Senhor para, como igreja, expressarmos a Sua vida aos homens.

Para ouvir esta meditação, clique no link abaixo:

Por que correr a carreira proposta