Guardados do mau?

Podemos ler no salmo 23:1-4 e em romanos 8:31-39 sobre padecer, sofrer, passar por dificuldade, problemas e lutas: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. ” (Salmos 23:1-4, BEARA) ou na carta aos romanos: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:31-39, BEARA)

O que quer dizer que nada nos faltará? O que quer dizer o vale da sombra e da morte? O que quer dizer fome, angústia, lutas, perigos, espada? Não são estas coisas o mau que nos sobrevém segundo o pensamento do mundo? Paulo foi perseguido, apanhou, passou fome, foi morto, decapitado, assim como Jesus condenado e morto. Mas o que é isto segundo o pensamento do mundo? Não é o mau que sobrevém? Como devemos encarar e enfrentar estas lutas em nosso dia a dia, e em nossas vidas?

Enquanto não houver o entendimento de quem somos, o que recebemos, os nossos valores e as virtudes que temos que revelar através de nossos atos, Deus irá trabalhar em nossas vidas; permitindo tudo que for necessário para o nosso bem maior, para que sejamos semelhantes ao Seu filho. Ele nos quer a sua imagem conforme a semelhança. Ele nos transformou em filhos, em sacerdócio real, em nação santa; em povo de Sua propriedade; não foi para continuarmos a viver como víviamos. O seu amor é tão grande por nós que todo o Seu mover tem um só propósito que é nos levar ao processo de crescimento, amadurecimento, santificação para que as obras que revelemos neste mundo, tragam luz e manifestem as virtudes de Deus.

Fomos tirados do reino das trevas e transportados para o reino do Seu filho para manifestarmos a vontade de Deus neste mundo. Tudo que nos acontece, tudo que passamos, todas as nossas lutas, todos os desafios, todos os “pesares” tem um só propósito, o aperfeiçoamento, a glorificação e santificação do  nome de nosso Deus por meio de nossas vidas.

Por isso é importante entendermos. O que passamos, os nossos sofrimentos, as nossas lutas, os problemas não são aspectos “maus”, nem “desgraças” que nos ocorrem. Mas sim, a revelação do amor de Deus, da Sua graça e compaixão que nos está guiando no aperfeiçoamento. Por isso, precisamos o entendimento, que com tudo isso, mesmo com tudo isso, somos mais que vencedores por meio de Cristo Jesus. Mesmo a nossa morte e as nossas perdas são para que Deus seja glorificado, hoje, ou para que gerações futuras sejam abençoadas, como podemos ver a vida de Paulo. Se não fosse o que ele passou, padeceu, sofreu, de forma alguma teríamos compreensão da graça como temos.

Somos guardados do mau? Sim, do mau eterno, da perdição eterna; mas as agruras, as lutas deste mundo é tudo o melhor que pode nos acontecer para sermos expressão das virtudes de Deus, para manifestarmos o bom perfume, para sermos cartas vivas, para sermos luz neste mundo; para a glória e louvor de Deus, o Pai e de nosso Senhor Jesus.

Para ouvir sobre este tema, clique no link abaixo:

Guardados do mau?