Deus expressa o seu amor de forma tão maravilhosa por nós. Fala nos do seu amor, da sua graça, do que fez por nós sem qualquer merecimento de nossa parte conforme Paulo escreveu: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. ” (Efésios 2:4-10, BEARA).
Além de expressar o seu amor através da obra de Cristo na cruz, para nos reconciliar, para lançar sobre Ele os nossos delitos e pecados, ainda, nos faz cidadãos do seu reino, participantes da sua glória, da sua família, e muito mais que isso, nos faz Sua morada, templo do Espírito, conforme podemos ler: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” (Efésios 2:19-22, BEARA).
Precisamos olhar as coisa que passamos sobre outra perspectiva. Não podemos olhar com olhos cheios de egoísmo, e acharmos que não somos merecedores do sofrimento, das lutas, dificuldades e problemas que enfrentamos. Tudo isso, tem um só objetivo, a nossa edificação, o crescimento, o nos preparar, nos capacitar para sermos úteis ao reino de Deus. Não existe luta, não existe tribulação, não existe dor, não existe nada que possa ocorrer em nossa vida que não seja o melhor para nós. Precisamos parar de lamentar, de achar que Deus não está respondendo, que Deus não nos atende. Ele quer que amadureçamos. A expressão do Seu amor por nós já foi revelada e manifesta a muito tempo, preparada desde os tempos eternos, antes mesmo da criação. Nós não somos merecedores do que recebemos, isto sim. Não somo dignos da compaixão e da misericórdia revelada e manifesta a nós.
Não somos dignos de ser filhos, de ser cidadão do reino de Deus, de ser participante da glória de Deus, nem ser templo para habitação do nosso Deus; mas Ele, mesmo assim, age em nosso favor e deseja que amadureçamos, que sejamos úteis ao seu reino, que pratiquemos as Suas obras.
Enquanto acharmos que o mundo gira a nossa volta, que ele deve existir para nos atender, para satisfazer a nossa imaturidade, e atender os nosso sonhos e desejos; passaremos por tribulação, provações, dificuldades até que venha o amadurecimento, a compreensão de quem somos e o nosso papel neste mundo. Temos em Cristo Jesus, nosso Senhor, o exemplo para seguir. Temos o exemplo de nosso Deus, temos o exemplo de vários irmãos que antecederam a nós, como testemunhas, como instrumentos de Deus para revelar o seu reino neste mundo.
Tendo o entendimento que tudo coopera para o nosso crescimento precisamos lembrar sempre, como Paulo escreveu: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor” (Efésios 1:3-4, BEARA), e “nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;” (Efésios 1:11-12, BEARA). Tendo este entendimento, precisamos compreender como Paulo determinou para sermos: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. ” (Efésios 5:1-2, BEARA); por isso, precisamos ser exemplos e por isso, tudo que passamos devemos lembrar do porquê passamos e qual o propósito para as nossas vida.
Tudo somente revela o amor de Deus por nós.