Quando olhamos a antigo testamento e o novo testamento temos a impressão que Deus mudou a forma de tratar e conceder a salvação e o que era a sua vontade; mas isto não é verdade, somente se olharmos de forma parcial que pensaremos assim. Mas Deus não mudou. A sua salvação sempre foi pela graça, resultante da sua misericórdia e por meio da fé. E temos este testemunho; mesmo com Abraão; antes da lei. A lei foi concedida para que conhecêssemos o pecado. Ela veio para nos deixar cientes do pecado e de nossa escravidão, e o quanto ele domina sobre as nossas vidas. Mas desde o princípio podemos observar o tipo de obra e onde Deus deseja que coloquemos a nossa confiança, como Jeremias falou ao povo de Israel: “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar. Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este. Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras praticardes a justiça, cada um com o seu próximo; se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre. Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. Que é isso? Furtais e matais, cometeis adultério e jurais falsamente, queimais incenso a Baal e andais após outros deuses que não conheceis,e depois vindes, e vos pondes diante de mim nesta casa que se chama pelo meu nome, e dizeis: Estamos salvos; sim, só para continuardes a praticar estas abominações!Será esta casa que se chama pelo meu nome um covil de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor. Mas ide agora ao meu lugar que estava em Siló, onde, no princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo de Israel. Agora, pois, visto que fazeis todas estas obras, diz o Senhor, e eu vos falei, começando de madrugada, e não me ouvistes, chamei-vos, e não me respondestes, farei também a esta casa que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós outros e a vossos pais, como fiz a Siló. Lançar-vos-ei da minha presença, como arrojei a todos os vossos irmãos, a toda a posteridade de Efraim. ” (Jeremias 7:3-15, BEARA)
“Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem. Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante. Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias; começando de madrugada, eu os enviei. Mas não me destes ouvidos, nem me atendestes; endurecestes a cerviz e fizestes pior do que vossos pais. ” (Jeremias 7:22-26, BEARA)
Ele, o nosso Deus, nunca esperou e nunca pediu coisa diferente que não seja uma vida na graça, pela sua graça, por meio da fé. Recebemos vida, o perdão do pecado, a reconciliação devido a graça e por meio da fé. Por isso precisamos compreender como devemos viver neste mundo. Não existe espaço para aqueles que conhecem a Deus para o viver uma vida de pecado, para abusar da graça de Deus. Quem conhece a Deus, como João afirmou em sua carta, não vivem pecando; quem vive pecando nunca o conheceu. Uma vida de pecado, permanecendo no pecado, não faz parte de quem recebeu a vida de Deus. As obras que temos que fazer devem revelar a vida de Deus em nós. Não podemos confiar em outro que não seja Deus.