Não existe pecado (viver de forma contrária a natureza de Deus) maior e nem menor. Alguns são fracos em uns, outros em outros. Não existe uma pessoa melhor e nem pior do que outra por este ou aquele pecado. O que precisamos entender é que não podemos viver de forma contrária a natureza de Deus, não importa o pecado cometido. Agora um dos que mais nos afeta no dia a dia, e que temos que lutar em todo o tempo é o orgulho, o querer fazer as coisas por nós mesmos e não depender do criador. É acharmos que podemos fazer as coisas da maneira que queremos e como queremos, sem questionar e sem seguir o que Deus estabelece.
Este tipo de pecado podemos ver na vida de um rei de Juda: “Ele fez o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Amazias, seu pai. Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar. ” (2 Crônicas 26:4-5, BEARA). “Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no temploe do Senhor para queimar incenso no altar do incenso. Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do Senhor, homens da maior firmeza;” (2 Crônicas 26:16-17, BEARA).
Quantos de nós agimos muitas vezes como este rei? Achamos que estamos maduros, que temos experiência; mas ao invés de caminhar na dependência, resolvemos voltar para nós mesmos e para a nossa capacitação. Queremos fazer as coisas de nosso jeito, no nosso momento, da nossa maneira e não ouvimos o nosso Deus.
Temos muito que aprender com Davi. Ele não fazia as coisas, não tomava decisão sem consultar ao Senhor sobre se deveria e a forma que deveria atuar. Ele não quebrou princípios para encurtar caminho, mesmo que oportunidade lhe tivesse sido dada para aniquilar com Saul, por exemplo.
Davi cometou pecado? Sim, como nós cometemos; mas ele aprendeu a depender de Deus; mesmo que estivesse vivendo uma situação semelhante, ele não tomava a decisão do que fazer; mas esperava em Deus o que fazer, sempre pedindo o seu conselho. E nós? Temos aprendido a agir da mesma maneira?
Sermos pessoas segundo o coração de Deus é aprendermos esta dependência e não nos sujeitarmos ao nosso orgulho no dia a dia. Precisamos aprender a rejeitar, a negar qualquer ação que provenha da carne, da capacitação humana. Temos que andar conforme o desejo de nosso Deus, que sabe todas as coisas e nos conduz por caminhos retos.
Depender de Deus, ouvir o seu conselho e obedecer é o que precisamos aprender para a glória e louvor do Seu nome. Rejeitemos, portanto, todo sentimento, todo desejo que provenha da natureza humana, e nos submetamos a Deus, somente assim, a vontade Dele será revelada neste mundo por meio de nós.