Precisamos compreender a importância do conhecimento, de entender a vontade e o plano de Deus para as nossas vidas. A fé é resultante de conhecimento (compreensão) e experiências que temos com Deus que nos levam a confiar e descansar nele. Quando crescemos, amadurecemos, deixamos das coisas de menino (crianças espirituais) e nos portamos como pessoas maduras espiritualmente que podem ser instrumentos úteis para o revelar e cumprir da vontade Deus.
Paulo escrevendo aos Colossenses afirma o seguinte: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” (Colossenses 1:9-14). “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Colossenses 1:20).
O que precisamos compreender destas palavras? A questão da redenção, reconciliação com Deus, que não depende de nós, de nossas obras, mas sim, do agir e operar de Deus, que nos reconcilia com Ele por meio de Jesus Cristo, seu sacrifício na cruz. A libertação do poder do pecado, do domínio das trevas (obras manifestas da carne, como egoísmo, orgulho, arrogância, mentira, engano, etc) é por meio de Jesus, seu sangue derramado na cruz. E por meio deste sangue é que podemos chegar e viver na presença de Deus. Tendo sido reconciliados, precisamos crescer no conhecimento da sua vontade para podermos viver do modo que Lhe agrada e para que as nossas vidas frutifiquem segundo as Suas obras.
Tendo o entendimento que as nossas vidas, tendo sido reconciliados com Deus, é para revelarmos a sua vontade, manifestarmos o seu carater e natureza entre os homens, cumprindo assim, a oração do Pai Nosso: “seja feita a sua vontade, assim na terra como ela é realizada no ceús”. Quando assim fazemos frutificamos conforme Deus, revelamos os frutos do Espírito e as obras de Deus.
Por que o conhecimento é importante? É que pelo conhecimento (entendimento racional da vontade de Deus) e a fé, que provém do ouvir da palavra de Cristo, que a obtemos pela leitura da bíblia, pela oração, pela comunhão, nos levam a desviar de ensinos tortuosos e a nos submeter a sincretismos religiosos (introdução de heresias, ensinamentos tortos, valores e conceitos contrários a palavra e a vontade de Deus) como Paulo menciona: “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;” (Colossenses 2:8).
Conhecer da vontade de Deus, do seu propósito e plano é fundamental para andarmos segundo o coração de Deus. Somente com o conhecimento evitamos ensinamentos desvirtuados do querer e desejo do Senhor para a sua igreja, seu corpo. Não podemos nos submeter a coisas que nos escravizam, que transferem poder do operar e da graça de Deus, para coisas que aparentam sabedoria e poder de Deus revelado.