Aperfeiçoamento dos santos

Assim como aconteceu com Israel, para ser provado quando a permanecer nos caminhos e determinações de Deus, como está escrito: “Estes ficaram para, por eles, o Senhor pôr Israel à prova, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que havia ordenado a seus pais por intermédio de Moisés.” (Juízes 3:4); também, acontece conosco em nossos dias.

Não é do propósito de Deus o nosso isolamento, o buscar condições para eliminar as coisas e situações que nos colocam a prova o tempo todo. Vivemos no mundo, andamos no  mundo; mas não é para vivermos e fazermos conforme os valores deste mundo.

Deus nos santificou, por meio do sangue de Jesus. Pelo seu sangue podemos entrar em sua presença, pois por causa de Cristo, somos apresentados santos, inculpáveis e irrepreensíveis. Mas se somos, por que então a santificação? Nós temos que compreender que o aperfeiçoamento, a santificação, tem por objetivo revelar a vida de Deus aos homens, é para os outros, não para nós. É para que vejam a vida de Deus por meio de nós, até mesmo Jesus, orou ao Pai quando a questão da santificação por causa dos seus discípulos: “E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.” (João 17:19).

O que precisamos entender que não é apartando do mundo, vivendo isolados, buscando somente relacionamentos que podem reduzir a zona de atrito que nos permitirá viver segundo a vontade de Deus. Temos que estar onde Deus deseja, levando a sua vida a quem precisa, por isso, passamos por tribulação, por dificuldades e problemas no nosso dia a dia. A tribulação, os problemas somente tem um propósito: o nosso aperfeiçoamento para a glória do Pai, como Paulo escreveu: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:35-37)

O aperfeiçoamento dos santos somente é possível em meio a tudo que está em todo o tempo nos colocando a prova, nos levando ao amadurecimento e conhecimento da vontade de Deus. Mas não só isto, todas estas coisas, nos ensinam a revelar a vida de Deus.

Precisamos compreender que temos que externar o que já recebemos. Recebemos da vida de Deus, recebemos do Espírito para revelar o que temos e o que Deus fez em nós. Para isso, precisamos aprender a fazer morrer a natureza humana.

Deus deseja que amadureçamos, cresçamos e mostremos ao mundo a sua santidade, o seu poder, sua graça e vida. Ele faz isso por meio de nossas vidas. Somente revelamos a Deus, quando santificamos os nossos atos em favor dos homens.

Precisamos olhar para o alvo, para aquele a quem temos que imitar: Jesus nosso Senhor. E fazemos isso para a glória e louvor de nosso Deus.