Nas coisas mais simples desta vida vemos a manifestação da sabedoria de Deus e de sua forma especial de agir com o homem, de revelar o seu propósito e, principalmente, provar o seu coração.
Jesus quando falando dos tempos do fim, afirmou várias coisas que estariam acontecendo e que deveríamos observar como sinais. Ele revelou a João o que se passaria, e estão descritas no livro de apocalipse; mas uma das coisas que ele afirma aos seus discípulos, quando ainda com eles, foi o seguinte:”Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem. ” (Lucas 21:34-36).
Diante desta colocação fica nos a pergunta: Estamos preparados para a sua vinda? Estamos sempre prontos? Ou está o nosos coração cheio das coisas e valores deste mundo? Vivemos como cidadãos do reino de Deus, conforme o seu plano, ou andamos ainda como cidadãos do mundo? Nos submetemos de fato ao senhorio de Cristo, e nos colocamos como seus servos para realizar a sua vontade, revelar a sua natureza neste mundo; ou ainda continuamos a buscar os nossos interesses? Deixamo-nos levar pela ansiedade desta vida, pelas preocupações, ou temos descansado no Senhor?
O que precisamos compreender é que não importa o que está acontecendo, se a vinda do Senhor será esta noite, ou amanhã, ou mesmo, se daqui a alguns minutos. Não importa se os sinais de sua vinda se tornam cada vez mais fortes; mas sim, o quanto estamos preparados para recebê-lo.
Precisamos compreender que o que importa é como vivemos, onde temos colocado o nosso coração, qual o propósito de vida que temos, quais as nossas metas e desejos, vivemos ou não como cidadãos do reino de Deus, vivemos a eternidade aqui e agora. Isto sim é que é importante todo o resto faz parte de um cenário, de condições para que tomemos conhecimento ou simplesmente serem usadas para provar o nosso coração.
Não podemos nos deixar levar pela ansiedade e pelas preocupações desta vida. Nós não temos o controle sobre o que irá acontecer daqui a pouco, não sabemos se estaremos vivos ou não. Precisamos aprender a viver na dependência de Deus, no seu provimento, no seu cuidado e no seu amor por nós.
A compreensão que estar pronto é mais importante que os detalhes que nos cercam é fundamental para vivermos a vida que Deus deseja, e estarmos sempre prontos para a vinda do Senhor. Precisamos compreender que a nossa meta deve ser, todos os dias, buscar nos espelhar, transformar a nossa maneira de pensar, e viver segundo a vontade e propósito de Deus. Devemos, sim, como instrumentos, oferecer-nos a Deus, como instrumentos, para que a sua glória, o seu querer e a sua vontade se realizem neste mundo, e precisamos ser instrumentos de luz, de vida para as pessoas.
Quando compreendemos que recebemos de Deus tudo que precisamos para viver uma vida que lhe agrada e se andamos dentro deste princípio prático de vida, estaremos sempre prontos para a sua vinda. Não importa se hoje, amanhã, ou se daqui alguns anos. Por isso, a grande questão: “Estou preparado”?