Testemunho de fé

Como de fato expressar a fé? Como de fato revelar o tamanho da fé e o resultado de minha experiência com Deus? O quanto conheço Deus e compartilho dos seus sonhos para as pessoas? Tiago escrevendo aos irmãos, fala a seguinte coisa: “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tiago 2:14). “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.” (Tiago 2:17-18), “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:26).

Mas, o que são obras? Ações sociais? Sim, mas não exclusivamente. Não estamos falando da ação social institucional, mas da ação social que cada um desenvolve individualmente no dividir as coisas que possui com outros, no repartir, no ato de não ser egoísta, e pensar no próximo, e não na atitude de pensar que já dei os meus dízimos e ofertas, que a a igreja, instituição, cuido dos pobres e necessitados, isto não é fazer ação social. Isto é delegar a outros a responsabilidade que é de cada um de nós; mas além, do cuidar, do dar esmolas, do visitar órfãos e viúvas, de socorrer o necessitado, que obras estava falando Tiago?

O fazer obras, está relacionado a fazer a obra de Deus, mas o que é fazer a obra de Deus? Sair pregando e plantando igrejas em casas, prédios? Não, não é só isso. Fazer a obra de Deus, é fazermos as mesmas coisas que Deus faz. É sermos imitadores de Deus como filhos amados. É andarmos, como princípio de vida, revelando a natureza de Deus em tudo o que fizermos.

Quando Jesus afirmou que os dois mandamentos mais importantes é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, e que neste dois mandamentos cumpriríamos toda a lei e os profetas. Ou mesmo quando Paulo escreveu aos romanaos, afirmando que no amor ao próximo deve resumir toda a nossa obediência, pois quem ama não pratica o mal contra o próximo é sobre este tipo de obra que Tiago, também, estava falando.

Se eu digo que tenho fé no Senhor Jesus e não amo o meu próximo, não conheço a Deus e não revelo a obra de Deus. Mas precisamos entender que amar o próximo não é ter sentimento, é se mover da forma como se precisa em favor do próximo. Precisamos amadurecer neste entendimento, precisamos de compreensão de fato sobre estas coisas.

Que obras seriam estas? Que expressão de amor ao próximo seria esta? Não fazer acepção de pessoa, não matar, não julgar, não condenar, não desprezar, não querer vingar a si mesmo, não carregar mágoa, não mentir, não roubar, não sonegar, amar sem hipocrisia, detestar qualquer tipo de mal, ser cordial uns com os outros, não ser remisso no zelo e no cuidado pelas pessoas e pelo nome de Deus, compartilhar as necessidades, procurar a ter paz com todos os homens, mesmo para aquele que o considera como inimigo, agir em favor de sua necessidade, não dever nada a ninguém, só o amor, não cobiçar, não adulterar, e tantas outras coisa que conhecemos, seja pelo conhecimento da vontade de Deus expressa, ou pela própria consciência. Quem ama de fato, não pratica qualquer tipo de mal e nem deseja qualquer tipo de mal para o próximo.

Por isso, a confirmação da nossa fé, está no fato de rejeitarmos as obras deste mundo, o pensamento deste mundo e nos revestimos do pensamento, da vontade e do querer que permeia a natureza de Deus. E tendo desta natureza, não ansiamos por qualquer coisa desta vida, mas sim, pela pátria celestial, pela nova terra, pela revelação do reino de Deus, em nós e através de nós neste mundo e no vindouro.