“Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz?Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.” (João 13:12-17).
Entendemos realmente o que Jesus ensinou? Vivemos conforme este ensinamento? Temos praticado isto? Ou entendemos isso, mas queremos ser e viver como topo, como líderes que governam, que determinam; mas não vivem conforme o ensinamento de Jesus.
O nosso papel na igreja, no corpo de Cristo não é sermos topo. Fazer discípulo não é para quem é líder conforme o mundo, mas somente faremos discípulos quando atuamos como base, como fundamento, quando estamos e nos colocamos a servir. Formar pessoas implica em abrir mão do que pensa, implica em não impor ideia e pensamento; mas, servir, formar, ensinar, como um instrumento. Abrir a mente e o entendimento do outro para que possa aprender e compreender a ouvir e deixar a sua vida ser dirigida pela vontade de Deus.
O objetivo não é para que a pessoa reconheça em nós a fonte de conhecimento, o que determina, mas sim, que ele, o discípulo, enxergue a vontade de Deus, que compreenda qual o Seu querer, que até mesmo pense que o entendimento recebido veio diretamente de Deus.
Precisamos entender que fazer discípulo não é papel para quem está no topo, para quem governa; mas sim para quem é servo, para quem não quer o mérito para si mesmo; mas compreende que o seu mérito está no fato de ver o seu discípulo com o mesmo entendimento, com a mesma compreensãoa, que aprendeu a andar sozinho e agora está maduro para fazer a mesma coisa.
A compreensão que não somos o dono, quem determina; mas somos, sim, colaboradores de Deus, instrumentos para ser usado por Deus onde ele quer, da forma como ele quer.
Ser líder no corpo de Cristo é sermos servos, é estarmos na base, ensinando, formando com exemplo, com atitude, sabendo que a obra é de Deus. Mas quando adotamos a postura de determinar, de exigir, de cobrar que façam, o que estamos sendo é governante, não líder, não discipulador.
O que temos sido? Cúpula, topo? Ou temos sidos servos? Precisamos lembrar que ser discipulador no reino de Deus é sermos servos daqueles a quem temos o papel de ensinar, de formar e de levá-los a serem discipulador de outros.
A cada um formado, a cada um que alcança a maturidade, a honra deve ser de Deus; pois ele é quem capacita e que realiza tudo em todos e que nós somente somos colaboradores, somos instrumentos para o realizar de Deus através de nós.