“Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” (1 Coríntios 12:11, BEARA). “Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.” (1 Coríntios 12:18, BEARA)
Precisamos ter o entendimento básico sobre esta questão; pois não se trata de queremos isso ou aquilo, gostaríamos de ser isso ou aquilo; mas sim, de nos dispor, de exercermos com zelo aquilo que Deus tem nos incumbido.
Não podemos continuar e a manter uma atitude de criança, sempre esperando, só querendo receber e deixando para os outros fazerem o que é de nossa responsabilidade. Assim como na vida natural, o amadurecimento é resultande do processo de sermos e termos em nós a responsabilidade por algo. Quando assumimos a responsabilidade e a exercemos, então, o amadurecimento é um processo normal.
Agora, quando somos crianças, queremos mais que podemos, fazemos menos do que deveríamos, e sempre desejamos o que é o do outro e fugimos do que está ao nosso alcance fazer. Quando agimos assim, precisamos rever o que estamos fazendo, criticar a nós mesmos e mudar a nossa atitude.
Ouvir o que o Espírito nos fala em termos de realizar a obra do reino de Deus é fundamental para o nosso amadurecimento e para a edificação do corpo.
Nosso papel é servir uns aos outros, é deixarmos de pensar em nós, em nossas necessidades e olhar a necessidade dos outros e trabalhar em prol do amadurecimento e crescimento de cada vida.
Sejamos o instrumento que Deus deseja para a edificação da igreja, para o crescimento e amadurecimento das pessoas. Precisamos aprender a fazer o que Deus tem nos incumbido com zelo, com muita dedicação, louvando a Deus, pois ele nos coloca onde deseja que estejamos para fazer o que temos que fazer como membros do corpo para a glória do nome do Senhor Jesus.