Quando a soma das partes não dá o todo

Temos na oração de Jesus a sua vontade expressa de forma tão clara, quando ele pede ao Pai:  “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17:20-21, BEARA).

Não temos outra razão de existir. A igreja, corpo de Cristo, não a instituição humana denominada igreja; mas o corpo de Cristo, foi estabelecida desde os tempos eternos para que através dela, o mundo pudesse vir a conhecer quem é Jesus Cristo. Através da Igreja o mundo conheceria a Cristo. Na igreja está a expressão de nosso Deus, na igreja podemos ver a manifestação da graça, do amor, da misericórdia, da bondade de Deus. Nunca foi e nunca será através de indivíduos que Deus se expressa ao mundo, ele usa pessoas, membros do corpo, para exortar, corrigir, ensinar e conduzir; mas a expressão do Deus vivo somente através da igreja.

Mas o que não entendemos é que o todo, a igreja, se dá através da soma das partes, ou seja, dos indivíduos, dos membros do corpo. Mas isto só acontece quando adotamos o princípio de vida segundo a natureza de Deus que foi revelado através das atitudes de Jesus. Quando honrarmos uns aos outros, quando nos submetemos uns aos outros, quando amamos (ágape) uns aos outros. Quando praticamos o amor que procede de Deus, que nos é derramado em nossas vidas pelo Espírito, então os membros do corpo, trabalham pelo corpo, pela sua unidade, crescimento e amadurecimento.

Agora, se não vivemos segundo este princípio, de fazer morrer a natureza humana, para que a natureza de Deus se revele, então, o que se revelará são os valores humanos, onde irá imperar o egoísmo, onde cada um desejará se sobressair e se acha mais importante, onde cada um procurará cuidar dos próprios interesses. Quando, os responsáveis pelo crescimento do corpo assim agem, então não teremos a equação de Deus ocorrendo em nosso meio, pois a soma das partes não traduzirá o todo.

Precisamos repensar, individualmente, as nossas atitudes, o nosso desejo de servir ao Senhor e de honrar a sua vontade. Precisamos escolher entre atender os nossos desejos, ou amadurecermos e nos colocarmos nas mãos de nosso Deus para viver segundo a sua vontade, como servos, assim como Paulo afirma em suas cartas.

Os membros do corpo precisam enxergar na liderança o princípio de vida estabelecido por Deus. Ser líder não é dizer o que fazer; mas revelar, em cada ação, em cada atitude, em cada decisão a vontade de Deus expressa e a sua natureza revelada; para que através do corpo, da unidade prescrita por Jesus, possamos levar ao mundo (e não querer que o mundo venha) a verdadeira vida de Deus, e assim, a soma das partes revelará o todo de Deus aos homens.