“quando vier, porém o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 16:13, RA Strong). “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” (João 10:27, RA Strong). “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.” (Gálatas 5:18, RA Strong). “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.” (João 14:23-24, RA Strong).
Sabemos obedecer ao que o Senhor determina e fala? Somos capazes de obedecer a voz do Espírito Santo que nos guia em toda a verdade? Somos capazes de ouvir ao que o Espírito Santo nos fala? Ou temos refutado, rejeitado? Ou ainda nem comunhão temos com o Deus ao ponto de não sabermos discernir quando ele nos fala?
Queremos servir a Deus? Se sim, então temos que mudar as nossas atitudes. Precisamos rever e compreender o que Deus nos fala, e não só ouvir, mas sermos capazes de ouvir e obedecer. Não existe outro fundamento para as nossas vidas; mesmo que não comprendamos, mesmo que não tenhamos o entendimento, precisamos obedecer; pois nos colocamos como servos, e estamos aqui para servir e honrar ao Senhor. Não existe outra condição para servo. Um servo pode não compreender o que o seu senhor deseja; mas a sua atitude não será de questionar, duvidar; mas sim, de fazer e realizar. Temos tantos exemplos na palavra de obediência cega ao que o Espírito fala, e obediência que parecem loucura, como a visão de Paulo, com relação ao ir a Macedônia, ou Felipe quando o Espírito disse-lhe para ir para o deserto. Tudo isso parece loucura, sem qualquer sentido; mas ao obedecerem sem questionar, sem duvidar, Deus realizou a sua obra através deles; e assim através de tantos outros.
E nós, somos capazes de realizar essa obediência sem discutir? De compreender o que o Espírito nos fala e realizarmos a sua vontade mesmo que não entendamos o propósito? Se não, é isso que precisamos aprender a fazer. Mas para obedecer, precisamos primeiramente, aprender a ouvir o que o Espírito nos fala. Precisamos morrer para nós mesmos, precisamos rejeitar as coisas deste mundo e os valores que são contrários a natureza de Deus. Precisamos aprender a sentar com Deus, a conversar com ele, a colocar os nossos desejos; desejo de conhecê-lo, de servi-lo e de honrá-lo. Não pode haver outro propósito em nosso coração. Não pode haver outro desejo que não seja o de servir, de ver o seu nome glorificado e honrado em todas as coisas, em todas as nossas atitudes e ações. Quando assim fazemos, então Deus de forma maravilhosa começa a se revelar e a nos usar para que a sua vontade seja realizada neste mundo.
Muitas vezes não entenderemos o porquê de estarmos fazendo estas coisas, mas se formos capazes de obedecer, então a vontade do Senhor será realizada. E obedecer, envolve desde simples ações, até questões que podemos não entender o propósito e sentido do que temos que fazer, como: ir visitar alguém, ligar para alguém, enviar uma mensagem. Escrever um texto e publicá-lo, até coisas como Felipe fez, ou mesmo o sermos chamados para fazer. Em cada situação, sempre Deus confirma o que está pedindo. Assim como fez com Gideão, ele faz conosco. Isto gera confiança, isto gera fé. Podemos não entender e nem ver o resultado do que estamos fazendo; mas teremos a convicção que estamos fazendo por que Deus está pedindo.
A obediência é uma questão de fé, de conhecimento do Senhor, de ter intimidade com o nosso Deus, de haver disposição em obedecer, em cumprir a sua vontade. Precisamos, para realizar a vontade de Deus, colocar em nosso coração o propósito de servir e obedecer em todas as coisas e não em algumas coisas somente. Podemos não ter a visão e nem o entendimento de tudo; mas não importa, o que importa é a disposição em obedecer e realizar a vontade do Senhor.