Aproveitar as oportunidades

“Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.” (Efésios 5:16, NTLH).

O que seria aproveitar as oportunidades? Em que contexto Paulo escreveu isso em sua carta aos Efésios? Podemos imaginar e usar um texto para atender os nossos desejos e satisfazer o nosso coração, cuja natureza humana, quando guiado por ela, leva-nos a uma vida egoísta, a pensarmos em nós e em nossos desejos; mas quando compreendemos segundo um novo coração, segundo o coração de Deus, então compreendemos a exortação de Paulo de como devemos viver no presente século.

Ao analisarmos o contexto da carta aos Efésios, Paulo, destaca quem somos, o que recebemos de Deus, onde ele nos colocou. E, também, de forma prática, ele nos fala como vivermos, como andarmos nesse mundo, e fala isso de forma simples, sem rebuscamento, e sem uma mensagem cheia de conceitos complicados e difícieis de compreender.

Precisamos entender, somos filhos, recebemos uma nova natureza, uma natureza que veio de Deus, não uma naturza humana egoísta, orgulhosa, prepotente; mas uma natureza que se caracteriza pelo amor, pela manifestação de graça, bondade, compaixão por todas as vidas.

Podemos nos declarar, pela fé, que estamos mortos com Cristo para os nossos desejos e que Ele habita em nossos corações e recebemos o Espírito Santo que nos guia em toda a vontade do Pai.

Por sermos filhos, por sermos embaixadores de Deus nesse mundo, fomos chamados para sermos imitadores de Deus como filhos amados, e por sermos imitadores de Deus, cidadãos do reino de Deus é nosso papel, nesse mundo, falarmos de onde somos, manifestarmos em todo o lugar a fragância de Cristo, manifestarmos a sua natureza, natureza que recebemos, com o novo nascimento em Jesus.

Quando falamos de aproveitar a oportunidade, devemos pensar em como fazermos o reino de Deus cada vez mais conhecido, como podemos como filhos, revelar o amor de Deus, manifestarmos a sua vida nesse mundo, mundo que carece de graça, amor, bondade e misericórdia.

Devemos aproveitar oportunidades não para ficarmos ricos, não para buscarmos os nossos interesses, não para pensarmos em nós e no que queremos; mas simplesmente, para fazermos com que o reino de Deus cresça e alcance todos os corações. Para vivermos o reino de Deus, devemos abandonar toda a nossa forma de viver que tínhamos antes no mundo, devemos, portanto, adotar um novo padrão, padrão que recebemos de Deus, que jesus falou no sermão da montanha, que Paulo escreveu em suas cartas. Não existe razão para pensarmos que tem outra forma de viver, que existe outra maneira de agradar a Deus. Não fomos chamados para sermos religiosos, mas sim, para sermos filhos, não fomos chamados para nos encontrar e celebrarmos simplesmente juntos no dia de domingo; mas fomos chamados para vivermos onde estivermos, com quem estivermos o reino de Deus.

Somos cidadãos do reino de Deus, somos filhos, por isso precisamos viver com tais, devemos ser motivo de luz onde colocamos os nossos pés, somos sal, que dá sabor e transforma os locais onde estamos. Não fomos chamados para sermos religiosos, mas para vivermos em todo e qualquer lugar como o bom perfume de Cristo. Mas para vivermos dessa forma, devemos declarar, em Cristo Jesus, pela fé, a nossa morte e ressurreição e que agora temos, todo o poder para viver segundo o coração do Pai.

Não percamos as oportunidades de manifestar quem somos e o que recebemos de Deus, como filhos amados. Vivamos o sermão da montanha como filhos que somos.