Paulo nos chama para desenvolvermos a salvação, mas qual o significado disto na prática, para o nosso dia a dia? Esta é a questão que precisamos refletir e caminharmos em direção à vontade do Pai.
“Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor, porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2.12–13 NAA)
Iniciamos o processo de desenvolvimento da nossa salvação, quando compreendemos por fé, onde Cristo nos colocou e a obra que Deus fez em nossas vidas: fomos feitos um novo ser à imagem de Cristo, segundo a natureza de Deus e colocados na presença do Pai, apresentados de forma santa, inculpável e irrepreensível. Quando compreendemos esta nossa realidade e que não temos mais nada para alcançar, mas para revelar, então colocamos em prática o desenvolvimento de nossa salvação, santificando o nosso proceder para revelarmos ao mundo a obra que Ele fez em nós e por nós, para que sendo luz possamos agir como reconciliadores das pessoas com Deus.