O que é confiar em Deus?

Muitas vezes pensamos que confiança, que fé, que esperar em Deus é um processo que ocorre de um dia para outro, que amanheceremos cheios de toda fé, já que ela procede de Deus e tem por objetivo retornar para Ele. Mas precisamos entender que fé, que aprender a confiar em Deus é resultante de uma jornada, de uma caminhada de experiência com Deus.

É um passo por vez e nesta jornada aprendemos a nos sujeitar e a confiar no nosso Deus como Aquele que nos conduz em tudo para sermos semelhantes ao Seu filho Jesus.

Podemos ler no livro de salmos, mas isto só fará sentido à medida que aprendemos a conhecer o nosso Deus: “Se o Senhor não edificar a casa,  em vão trabalham os que a edificam;  se o Senhor não guardar a cidade,  em vão vigia a sentinela.  Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde,  comer o pão que penosamente granjeastes;  aos seus amados ele o dá enquanto dormem. ” (Salmos 127:1-2). Precisamos entender que não se trata de fazermos as coisas na nossa força, no nosso conhecimento, e nem na nossa experiência, mas Deus usa tudo isso (nossa confiança, experiência) quando invertemos e colocamos primeiramente a confiança Nele.

Por isso, o salmista fala: “Melhor é buscar refúgio no Senhor  do que confiar no homem.  Melhor é buscar refúgio no Senhor  do que confiar em príncipes. ” (Salmos 118:8-9) e também, podemos ler: “Elevo os olhos para os montes:  de onde me virá o socorro?  O meu socorro vem do Senhor,  que fez o céu e a terra. ” (Salmos 121:1-2), assim como aprendemos a ter confiança, sabendo que Ele está em nosso derredor, como fala no livro de salmos: “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião,  que não se abala, firme para sempre.  Como em redor de Jerusalém estão os montes,  assim o Senhor, em derredor do seu povo,  desde agora e para sempre.” (Salmos 125:1-2)

Quando passamos por lutas, por tribulação, muitas vezes o que fazemos é querer sair da mesma, e assim, na maioria das vezes usamos de artimanhas, nosso esforço, conhecimento e não aprendemos a confiar Nele. O que precisamos aprender sobre tribulação, dificuldades e problemas que enfrentamos, não é o sair da crise, mas, a passar por ela como Ele deseja que aprendamos. Precisamos amadurecer, e toda crise, todo problema só tem um intuito que é nos levar a conhecer e a confiar Nele.

Confiar está relacionado a ter uma visão e os olhos fixos além do que estamos passando. É enxergarmos o que não é visível, é sabermos que tudo está debaixo do controle do Pai, que Ele cuida de todas as coisas, que Ele conduz no melhor caminho. É aprendermos a agir como Davi, mesmo tendo experiência, mesmo na maioria das vezes sabendo o que precisa ser feito e como poderia fazer, preferiu esperar pela determinação de Deus. Isto significa confiar, pois confiança está relacionado a submeter à Sua vontade e saber que Ele abre e fecha porta segundo o melhor para o Seu reino e para a nossa vida.

Não estamos discutindo aqui se irá haver perda do que que não queremos perder, se passaremos falta, se teremos ou não abundância. O reino de Deus não se trata destas coisas, mas, de nos submetermos e de confiarmos Nele que Ele cuida de todas as coisas.

Quando parece que tudo está perdido, que não temos saida, que não existe alternativa, nós, mesms assim, não estamos como desesperados, mas confiando, enxergando o que não se vê, sabendo que todas as coisas estão no controle, nas mãos do Pai, que nos ama e nos resgatou para proclamarmos Sua glória.