O que significa tomar partido da causa do ímpio?

No livro de salmos podemos ler: “Até quando julgareis injustamente  e tomareis partido pela causa dos ímpios?  Fazei justiça ao fraco e ao órfão,  procedei retamente para com o aflito e o desamparado.  Socorrei o fraco e o necessitado;  tirai-os das mãos dos ímpios. ” (Salmos 82:2-4).

O que significa na nossa vida, no dia a dia tomar partido pela causa do ímpio e não defender e nem fazer justiça ao fraco, ao órfão, ao necessitado?

Quando podemos tomar partido pela causa do ímpio?

Para compreendermos isso precisamos nos lembrar quem somos e a obra de Deus em nossa vida quando a entregamos nas mãos do Senhor Jesus. Quando nascemos de novo, recebemos a natureza de Deus, pela graça, somos reconciliados e passamos a ter um novo coração que é guiado pelos fundamentos, pelo caráter e pela natureza divina. A palavra ímpio, no seu significado original quer dizer aquele que não anda segundo a natureza de Deus, que está separado de Deus, que não conhece e nem experimentou a graça. Seus valores, seu caráter é dirigido pelos valores que norteiam a natureza humana.

Um filho de Deus é guiado pelos mesmos valores de Deus, isto é: misericórdia, compaixão, graça, bondade, paz, benignidade, longanimidade, amor, fidelidade, mansidão, domínio próprio, perdão, um coração disposto a repartir, a ajudar, a socorrer quem precisa.

Já uma pessoa que não conhece a Deus é dirigida por outros sentimentos e atitudes, como: egoísmo, orgulho, arrogância, hipocrisia, é capaz de fazer acepção de pessoas, mente para alcançar os seus objetivos pessoais,  prostituição, impureza, lascívia,  idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,  invejas,  bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas. As pessoa que praticam estas coisas, como Paulo escreveu, não herdarão o reino de Deus.

Quando tomamos partido pela causa do ímpio? Quando fazemos e agimos como um ímpio. Conhecendo a graça, a natureza de Deus e agimos como se não conhecêssemos. Por isso, precisamos entender porque não podemos viver de forma diferente da natureza de Deus. Quando mentimos, roubamos, enganamos, quando somos egoístas, quando cheios de orgulho, estamos defendendo e tomando partido da causa do ímpio e negligenciando aqueles que deveriam ser beneficiados com as nossas atitudes segundo o coração de Deus.

Ser filho de Deus é revelar a Sua natureza e  vida entre os homens. É estar no meio dos que não conhecem a Deus, e não agirmos como eles, é termos a mesma atitude do que lemos no salmo 1, não tomar conselho, não concordar, não agir como. Jesus nos deu o exemplo. Ele andava com a escória da sociedade, mas não agia como ela. Ele removia, tirarava as pessoas desta realidade e levava as a compreenderem os valores do Reino.

Precisamos entender que este é o nosso papel como igreja, como assembléia, como corpo de Cristo. Estar e andar no mundo, mas não ser do mundo, por isso, somos embaixadores do reino, somos sacerdotes do Deus altíssimo para proclamarmos Suas virtudes, isto é, agirmos como o nosso Deus sendo seus imitadores.