Muitas vezes compreendemos o nosso chamado, temos entendimento do propósito e do querer de Deus quando nos chama para algo especial com relação ao Seu reino, assim, foi com Moisés, Paulo e tantos outros. Existem dois aspectos da preparação para exercer uma função no reino. Um está relacionado à capacitação para desempenhar o papel quanto aos métodos e formatos segundo a natureza humana, e o outro fundamental, é o estar preparado para usar estes recursos segundo a natureza de Deus.
Temos, por exemplo, a preparação de Moisés. Durante quarenta anos foi preparado segundo a ciência dos egípcios. Achou que estava pronto e não compreendeu que teria mais quarenta anos de preparação para executar a obras, usando a ciência humana, conforme a natureza do Criador. Veja o que fez quando achou que estava pronto como líder para retirar o povo do Egito: ” Vendo um homem tratado injustamente, tomou-lhe a defesa e vingou o oprimido, matando o egípcio. Ora, Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus os queria salvar por intermédio dele, eles porém, não compreenderam. No dia seguinte, aproximou-se de uns que brigavam e procurou reconduzi-los à paz, dizendo: Homens, vós sois irmãos; por que vos ofendeis uns aos outros? Mas o que agredia o próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz sobre nós? Acaso, queres matar-me, como fizeste ontem ao egípcio? A estas palavras Moisés fugiu e tornou-se peregrino na terra de Midiã, onde lhe nasceram dois filhos. ” (Atos 7:24-29). Por mais quarenta anos foi forjado para exercer o seu papel segundo a vontade e o caráter de Deus.
Somos diferentes de Moisés? Não! Deus nos prepara diferente de Moisés? Não! O processo é o mesmo. Se olharmos a vida de Paulo e o seu ministério no início, podemos observar os mesmos passos. Sempre há a capacitação quanto aos aspectos de métodos e formas, mas a verdadeira preparação está no deserto quando aprendemos a fazer e a usar os recursos segundo o coração de Deus, andando conforme a Sua natureza, revelando o Seu caráter em tudo o que fizermos. Não é só uma questão de fazer o que tem que ser feito, mas de fazer segundo a natureza do Criador, no Seu tempo, da Sua forma, usando os recursos e métodos aprendidos segundo a ciência humana.
Precisamos entender que o Pai não procura pessoas capacitadas, nem com conhecimento, mas sim, pessoas que estão dispostas a andar na Sua dependência, segundo o Seu falar e ordem. O Pai procura pessoas que possuem o mesmo coração de Davi. Pessoa que embora capaz, com experiência, com conhecimento, somente fazia aquilo que Deus determinava, da maneira como Ele falava.
Depender de Deus, obedecer a Sua vontade, fazer no Seu tempo, estes são os valores apreciados pelo Pai quando nos usa para realizar a obra. Não é uma questão de fazermos para Deus, de sermos afoitos, mas sim, de fazermos no tempo Dele, segundo a Sua vontade. Podemos estar preparados quanto ao conhecimento, experiência, mas estamos preparados para fazer segundo o coração de Deus? Queremos fazer na dependência de Deus?
Precisamos avaliar sobre este aspecto. Vale muito mais a dependência, fazer conforme os valores do reino do que fazer segundo os valores deste mundo. O conhecimento, a ciência pode ser útil, mas fora da vontade de Deus não produz os frutos inerentes aos filhos de Deus, no realizar a obra do reino.
Amém.
já acessei e vou acompanhar. Que o Senhor seja contigo, trazendo todo entendimento da Sua vontade para a glória e louvor do Seu nome.
Gostaia de convidá-lo a conhecer meu blog http://www.todosjoelhossecurvarao.wordpress.com