Caiam na real!

O texto a seguir foi extraído da versão em linguagem contemporânea, da bíblia a mensagem. É um bom texto para refletir sobre como vivemos e nossas atitudes no dia a dia. Refere ao evangelho de Lucas, capitulo 12, verso 22-34.

Não fiquem aflitos com a comida que terão de por a mesa ou se o guarda-roupa está fora de moda. Há muito mais coisas na vida que a comida que vai para o estômago! Há muito mais coisas  para se ver que as roupas que vocês usam! Olhem para as aves, livres e desimpedidas: não estão presas a nenhum emprego e vivem despreocupadas, aos cuidados de Deus. E vocês valem para Ele muito mais que os passarinhos!

Será que alguém consegue ficar um centímetro mais alto preocupado diante do espelho? Se com a preocupação não conseguimos nada, então por que se preocupar? Todo esse tempo e dinheiro gasto com moda, pensam que faz muita diferença? Em vez de correr atrás da moda, caminhem pelos campos e observem as flores silvestres. Elas não se enfeitam nem compram, mas vocês já viram formas e cores mais belas? Os dez homens e mulheres da lista dos mais bem vestidos iriam parecer maltrapilhos comparados com as flores. Se Deus dá tanta atenção à aparência das flores do campo, – e muitas delas nem mesmo são vistas -, não acham que ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês?

Quero convencê-los a relaxar, a não se preocuparem tanto em adquirir. Em vez disso, prefiram dar, correspondendo, assim, ao cuidado de Deus. Quem não conhece Deus e sabe como ele trabalha é que se prende a essas coisas, mas vocês conhecem Deus e sabem como ele trabalha. Orientem sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão de Deus. Não se preocupem com as perdas e descobrirão que todas as suas necessidades serão satisfeitas. Vocês são meus amigos queridos! O Pai quer dar seu Reino a vocês.

Sejam generosos. Ajudem os pobres. Invistam no banco que jamais irá falir, aquela agência no céu a salvo de assaltantes e falsários, na qual vocês podem confiar. Saibam que o lugar que vocês mais desejam estar é perto do seu tesouro; e é lá que acabarão indo parar.

O quanto temos depositado a nossa confiança na nossa força? O quanto temos vivido de forma ansiosa, incertos quanto ao futuro; como se Deus não cuidadesse de nós? O que podemos fazer diferente para assegurar um futuro melhor quanto a este mundo? Não temos nada a fazer! Não temos o controle! Não podemos determinar o que irá nos acontecer e se teremos sucesso ou não. Por isso, quando andamos ansiosos e tudo passa, que resultado pudemos mudar? Nenhum!

Que possamos aprender a andar na depenência do Pai, preocupando com o que é  eterno! Repartindo na abundância, recebendo na falta. Não estamos sozinhos; fazemos parte de uma família. Fazemos parte da família de Deus. Ele se preocupa conosco, sabe do que precisamos e zela por nós! Não são as faltas, não é morte, não é uma situação de desgraça (segundo o pensamento deste mundo) que pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus. Somos importantes, e fomos chamados para dividir com o Pai o Seu reino. Ele tem prazer nisto. É sua alegria dividir conosco as suas coisas; pois isso, precisamos aprender a repartir, a ajudar; pois esta atitude faz parte da natureza de Deus.