Precisamos aprender a ouvir a instrução que recebemos e a viver segundo a natureza que temos em Cristo Jesus, nosso Senhor. Não podemos desprezar o ensinamento, não podemos viver como néscios ou mesmos como mulas que precisam de rédeas para serem guiados no caminho a seguir.
Recebemos da vida de Deus, toda a capacitação que necessitamos, temos em Cristo Jesus, para vivermos como agrada a Deus; por isso; precisamos amadurecer. Não podemos continuar como crianças que necessitam de orientação e regras sobre o que pode e o que não pode. Todos, nós em Cristo, recebemos do Espírito, recebemos um novo coração, recebemos toda a capacitação para viver segundo a graça e o amor de Deus; por isso não podemos como o salmista afirma: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento,os quais com freios e cabrestos são dominados;de outra sorte não te obedecem. ” (Salmos 32:8-9, BEARA).
Mas podemos perguntar o que isto tem a ver conosco? No que temos ouvido e não obedecido, somos fiéis? Simples, quando olhamos as nossas vidas e questionamos o que temos feito, como temos vivido e como temos disposto o nosso coração na obediência e no viver segundo a vontade de Deus para os seus filhos. Somos fiéis? Honramos o Senhor em todas as coisas? Manifestamos a sua vida nos nossos relacionamentos? Temos nos empenhado na santificação? Temos usado nosso corpo como instrumento para revelar a vida e a vontade de Deus; como Paulo escreveu: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;” (1 Tessalonicenses 4:3-5, BEARA)
Estas palavras, por exemplo, são uma pequena porção de como devemos obedecer. Precisamos que alguém nos dia o que fazer e como fazer? Como temos usado o nosso corpo? Temos usado para glorificar a Deus, ou temos nos submetido a nossa vontade e aos desejos do prazer fora do propósito de Deus. Podemos fazer isso? Sim, podemos; mas quando fazemos estamos demonstrando imaturidade e falta de respeito para com o nosso Deus que determina a nossa santificação e estabelece um padrão de comportamento segundo uma nova natureza. Compreendemos o que seja um ato de prostituição ou possuir um corpo com desejo de lascívia? Somos ignorantes quanto a este aspecto ou nos fazemos?
Precisamos que alguém nos diga que podemos ou não podemos fazer isto? Quando iniciamos uma relacionamento íntimo fora do casamento, o que isto significa? Que estamos vivendo segundo a vontade de Deus? Precisamos que alguém nos diga que isto não é correto e que está ferindo o propósito do amor de Deus derramado em nossas vidas?
Até quando deixaremos de honrar a igreja, o corpo de Cristo, ao nosso Deus, aos irmãos e a pessoa a quem declaramos amar? Não queremos compromisso; mas queremos usufruir dos prazeres? Estamos compreendendo o que significa a necessidade de rédea para dirigir as nossas vidas?
Instrução, obediência, viver segundo o coração de Deus é algo que todos nós, filhos devemos nos dispor, buscar incansávelmente para honrar ao Senhor. Isto fazemos não por nós, nem por nossa causa; mas como consequência do que recebemos e manifestação do amor de Deus.