A importância da pureza de coração

Jesus afirmou o seguinte: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. ” (Mateus 5:8).

Ver a Deus é um desejo de nosso coração, estar na presença de Deus é o que ansiamos; mas o que significa de fato ser puro de coração?

Precisamos antes compreender a obra redentora, por meio de Jesus Cristo, que é operada em nossas vidas. Deus, na cruz, justificou nos de nossos pecados. Então, quando submetemos nossas vidas a Jesus, reconhecendo ele como Salvador, como o cordeiro de Deus que morreu em nosso lugar, o seu sangue nos purifica de nossos pecados. Este ato, implica que reconhecemos que com Ele morremos na cruz para ressucitarmos para uma nova vida. Este ato, que aceitamos por fé, opera em nós o novo nascimento, o nascimento pelo Espírito. Deus dá nos um novo coração, passamos a ser morada, templo de Deus, nosso espírito é vivificado e somos reconciliado com o Criador. Ao nos submetermos a Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas, recebemos da vida de Deus (vida eterna). Neste ato, Deus derrama da sua graça, da sua vida, do seu amor em nós; para iniciarmos uma jornada de maturidade, de santificação, para revelarmos o Deus a quem nos submetemos.

Precisamos compreender uma coisa muito importante: a santificação não nos torna mais nem menos aceitáveis na presença de Deus. O que nos permite entrar na presença de Deus é o sangue de Jesus, pois é por meio de seu sangue que somos apresentados santos, inculpáveis e irrepreensíveis. A santificação nos leva a um processo de sermos semelhantes a Jesus, de fazer com que mostremos ao mundo quem é o nosso Deus. Através da santificação revelamos Deus; pois em nossos atos, neste corpo mortal, demonstramos a Sua natureza.

Mas o que tem tudo isso a ver com pureza de coração? Simples, de onde vem o pecado? Ele se origina na natureza humana, quando nos santificamos, fazemos morrer a natureza humana para que a natureza divina se revele em nós e através de nós, alcançando o mundo e revelando Deus ao mundo. Ele fala por nosso intermédio ao mundo, levamos, assim, luz ao mundo.

Na pureza do coração praticamos os atos de justiça de Deus e não os atos pecaminosos (contrários a Sua natureza) que tem origem no homem. Vamos analisar algumas situações: o que é a inveja? É o desejo de ter algo que não é nosso e não nos pertence. O que é orgulho? É acharmos que somos melhores que os outros, somos superiores aos outros. O que é a luxúria? O desejo de possuir um outro ser humano para atender os nossos desejos carnais? É pensarmos na nossa satisfação própria, buscar somente o nosso interesse, atender os nossos desejos, usar o outro como objeto de satisfação pessoal. Estamos entendendo o que significa pureza de coração? Quando abandonamos todo tipo de pecado, tudo que seja contrário a natureza humana, quando rejeitamos os atos carnais, estamos no caminho a santificação, da pureza do coração e de revelar a vida de Deus através de nós.

Precisamos compreender o quão importante é manifestarmos a vida de Deus em todos os nossos atos; por isso precisamos avaliar as nossas motivações, o porquê fazemos isso ou aquilo. Somente fazendo assim, estaremos no caminho que agradá-lo, pois vivemos segundo o Seu coração e desejo para as nossas vidas.

Precisamos ter paixão pelo reino, precisamos buscar o reino em primeiro lugar e toda a sua justiça, precisamos revelar a vida de Deus que nos foi concedida gratuitamente em Cristo Jesus como expressão de amor a Ele e pelo seu reino.