O que é melhor? O que é mais fácil?

Saul agiu de forma tola e contrária ao que Deus tinha determinado para ele fazer. Primeiramente ele quis agradar as pessoas a sua volta. E a e outra, é que pensou que Deus tinha prazer em ofertas e sacrifício; mas não é isto que Deus espera de nós. Ele espera obediência, realizar da sua vontade, cumprir o seu querer e andar segundo o seu coração, como Samuel falou a Saul: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. ” (1 Samuel 15:22-23).

No nosso dia a dia, nas coisas que fazemos, nas empreitadas que nos propomos, fazemos como um ato de obediência, ou fazemos porque pensamos e desejamos fazer como uma coisa para agradar e encontrar favor em Deus.

Somos capazes de grandes empreitadas, sacrifícios, nos empenhamos em atiivdades, mas rejeitamos e não fazemos o que Deus tem de nós pedido. Nâo somos capazes de dispensar graça, misericórdia, bondade, amor para com as pessoas; mas somos capazes de ficar fazendo “a obra de Deus” noites, dias e semanas a fio. Não somos capazes de dispensar tempo para as pessoas que estão a  nossa volta, dando lhes atenção, prestando lhes socorro; mas somos capazes de comprar coisas cara para pessoas que não precisam. Fazemos isso querendo e pensando que estamos agradando a Deus; mas não ouvimos o que Ele tem de nós pedido.

O reino de Deus é para ser vivido, manifesto e revelado em tudo o que fazemos. Se não manifestamos graça, misericórdia e amor para com as pessoas, independente de quem são, não estamos fazendo o que é melhor, mas somente o que é para nós mais fácil fazer.

A questão que temos que pensar é no propósito, na razão de nossas vidas. Se não temos o entendimento correto do que somos, do que fazemos e da nossa meta de vida, estaremos sempre dispendendo tempo em coisas e atividade que não estão alinhadas com o que Deus de nós tem pedido.

Paulo afirmou o seguinte: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (1 Coríntios 9:24-27).

Precisamos aprender a escolher o que é melhor para o reino de Deus. Não é uma questão de muitas coisas; mas sim, de fazer e viver segundo o que Deus tem pedido de nós. Somos filhos para revelar a vida, para sermos cartas vidas, para sermos o bom perfume de Cristo. Todas as coisas são decorrente desta meta e propósito de vida. Se temos como objetivo revelar a vida de Deus, então estaremos, alinhados com Deus, fazendo o que de fato lhe agrada. Viveremos de forma a obedecer e a cumprir e realizar o seu desejo, que é sempre o melhor, não necessáriamente o mais fácil.

Por isso a obediência, o viver o reino de Deus é a melhor decisão que tomamos em nossas vidas, segundo tudo o que Deus tem para nós.