Porque insistimos em um evangelho que não é o evangelho do reino, o pregado por Jesus e difundido pelos apóstolos? Por que acreditamos que uma mensagem “frouxa” e que foca em valores humanos que tanto necessitamos, terá mais força que o anunciado e pregado por Jesus Cristo e seus apóstolos? Paulo, em sua carta aos irmãos de Corinto, afirma o seguinte: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” (1 Coríntios 1:18). “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.” (1 Coríntios 1:21). “mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.” (1 Coríntios 1:24).
Não adianta queremos pregar relacionamento, sem cruz, não adianta falarmos de ação social, de ajuda ao próximo, e termos uma vida plena; se não houver a cruz de Cristo. Sem morte, sem negarmos a nós mesmos, sem morrermos para a natureza humana, não existe reino de Deus, não existe vida de Deus, e nem seremos capazes de desenvolver relacionamentos, como não teremos condições de viver uma abundância de vida.
Precisamos entender que sem cruz não tem vida! Termos vida, aprendermos sobre amar o próximo, desenvolvermos relacionamentos somente é possível por meio da cruz. Jesus afirmou isto de forma clara. Na cruz encontramos a justiça de Deus revelada, nela obtemos a vida de Deus, e somente conseguimos desenvolver relacionamentos que duram quando os mesmos estão construídos sobre o verdadeiro fundamento que é Cristo Jesus.
Sem negarmos a nós mesmos, sem pregarmos cruz, instrumento de morte, e todos os dias não tomarmos a nossa cruz, não experimentaremos a vida de Deus. Podemos tentar, podemos nos esforçar para viver um evangelho com uma nova vestimenta. Podemos pregar este evangelho que não fala de cruz. Mas se insistirmos nisso a única coisa que teremos é um grupo de pessoas que buscam interesses próprios, e que andarão juntas enquanto estes interesses puderem ser atendidos. No momento que não, então não haverá permanência, não haverá continuidade, e muito menos unidade.
Fora da cruz não existe vida, não existe capacidade para andar junto, não existe expressão de amor como proposto pelo nosso Senhor. Não seremos capazes de abrir mão do que pensamos em favor do crescimentoe amadurecimento do outro. Não seremos capazes de suportar as debilidades dos outros. Por isso, precisamos abandonar este evangelho com nova vestimenta. Precisamos, sim, pregar o evagelho do reino de Deus, que fala do negar a nós mesmo, que fala do tomar a cruz, de ser discípulo de Jesus.
Renovemos a nossa aliança com Deus dentro do seu propósito e plano. Sejamos instrumentos para revelar a vida de Deus entre os homens, precisamos ser luz neste mundo, precisamos trazer luz as trevas. Deus nos usa para que a sua vida, o seu reino se espalhe por todo este mundo. Somente isto é possível quando vivemos o evangelho da cruz.