Conhecer o propósito da vida

Conhecer o propósito da vida deve ser o anseio e o desejo de todos os homens. Não podemos viver uma vida sem sentido, sem um norte, passando cada dia, como mais um dia.

Ao olharmos a nossa volta, a natureza, tudo isso que nos cerca, tudo em uma harmonia, uma declaração tão clara e alta de que não é obra do acaso. Não estamos aqui por acaso. Existe algo maior, que determinou tudo isso. A natureza, o mundo, o universo, não dá para crer como sendo resultado de um “big bang”. Quando estudamos, quanto adquirimos conhecimento e procuramos explicar os fenômenos da natureza através de expressões matemáticas, vemos um modelo complexo por trás disto tudo que está além do simples “caos”. Quando estudamos o homem, seu corpo, encontramos uma máquina que está além de qualquer compreensão humana.

Um certo ateu, afirmou uma vez que se tirarmos Deus de nossas vidas, não conseguimos estabelecer um propósito para a mesma. Mas quando queremos buscar a Deus e compreender as coisas, nos deparamos com uma religiosidade, com uma hipocrisia, com um punhado de regras, doutrinas e imposições que não acreditamos que possa existir um Deus. Pessoas que possume uma excelente orátória, que falam de amor, de graça, de bondade; mas quando convivemos são o oposto do que falam e pregam. Passamos a pensar que Deus não pode existir em tamanho “caos”.

Buscamos em nós mesmos uma razão para viver, não encontramos. Buscamos na religião, muito menos. Buscamos na ciência, ela não nos explica, simplesmente, nos mostra que existe algo muito maior regendo tudo isso.

Se assumimos a bíblia como sendo a mensagem de Deus, e começamos a ler, não entendemos e achamos extremamente complexa e muitas vezes sem sentido. Fica então, a pergunta como conhecer o propósito da vida, se não está em nós, não está na religião e muito menos na ciência?

Conhecermos o propósito da vida, não está de fato no homem. A bíblia explica, fala. Deus a usa para revelar a sua vontade, seu plano, seu desejo e o que tem para o homem. A nossa postura, a nossa atitude perante Deus é fundamental para conhecer este propósito. Somente encontramos o propósito da vida em Deus. Ele é o autor da vida, nele tudo existe, ele criou todas as coisas, tudo existe por meio dele e para ele.

O segredo para conhecer o propósito e razão de nosso viver está uma palavra falada por Deus através de um de seus profetas,que diz:  “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13), o outro fundamento para conhecemos a razão de nosso viver, e o que nos completa, que nos preenhce, que nos dá razão de viver está na seguinte palavra: “Deus não é homem, para que minta;nem filho de homem, para que se arrependa.Porventura, tendo ele prometido, não o fará?Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19).

Este é o fundamento que devemos ter como base para compreendermos e vivermos de forma plena o propósito para as nossas vidas. Primeiro: crer que o que Deus fala é um fato consumado. Segundo:  é justamente resultante da primeiro e está nesta promessa que Deus não mente, e tudo que ele falou irá se cumprir.

Então, se ele prometeu que se deixaria achar quando o buscarmos de todo o nosso coração com sinceridade, ele se deixará achar.

Esta palavra é para todos, para você que é ateu, mas que não entendeu o propósito da vida, que tem negado a Deus, não pelo que ele é e nem pelo que acha que ele seja, mas sim pelo que a religião revela. Para você que tem buscado na ciência uma explicação razoável, mas que não tem encontrado. Para você que tem frequentado uma religão, não importa qual, seja ela, de cunho cristão, oriental ou tantas outras. Seja católico, protestante, evangélico, espírita, budista, hinduista, etc; mas o vazio que quer preencher não é preenchido, uma razão, uma explicação, um sentido e não tem encontrado.

Ponha o seu coração, expresse esta vontade, de forma sincera e profunda, a este Deus que você não conhece, que não acredita e que não tem experimentado uma vida plena, uma vida abundante como Jesus disse que todo homem poderia ter, cheia de paz.

O conhecimento de Deus, de sua vontade e do propósito para a vida está no andar com Ele. Expresso através de um desejo de compreender e entender a sua vontade. Coloque diante desta promessa, expresse a este Deus que não conhece, ou que não tem experimentado da vida plena prometida. Afirme o desejo de conhecê-lo, e ele irá se revelar, se mostrar e o levará nesta jornada de compreender o propósito e razão de viver.

Agora, há a necessidade de um entendimento básico e fundamental desta jornada e que é importante: não importa se levará uma semana, um mês, um ano, ou dez anos. Deve olhar como uma jornada. Deus tem uma maneira muito peculiar de agir, de se revelar e falar. Ele o faz, passo a passo, pequenas situações, pequenas atitudes, momentos especiais que poderão passar desapercebidos; mas que precisa estar atendo ao que ele está falando. Não será possível compreender o propósito da vida de um dia para outro. Não acordará amanhã com todo entendimento; mas receberá este entendimento a medida que estiver pronto para compreender e aceitar.

Deus fala através das pessoas, de livros, de artigos, através da natureza, de situações. Ele colocará pessoas em tua vida, ele te conduzirá nesta jornada, provando, ensinando e falando de seu querer e desejo.

Mas, para começar, tem que ter o primeiro passo desta jornada. Você não está lendo isto aqui por acaso, lembre, você talvez já começou esta jornada, e ele está simplesmente usando esta mensagem para trazer mais entendimento, mais compreensão para a tua vida, da forma como poderá conhecê-lo.

Quer conhecer a Deus? Quer viver uma vida plena? Quer ter todo o vazio preenchido? Quer conhecer o propósito para a tua vida? Então, não tem outra coisa a fazer: expresse isto para este Deus que tanto ouviu falar, que tem ouvido falar, mas que ainda não experimentou na totalidade, da maneira com Jesus ensina e fala. Diga “quero conhecer a ti, quero conhecer profundamente, quero compreender o propósito e razão da minha vida, quero preencher este vazio. Não quero religião, não quero religiosidade, quero experimentar o que tem e a vida que tem para mim”, mas fale, expresse, com sinceridade, com o desejo profundo. E posso te afirmar, com toda convicção, que Ele há de se revelar a você de forma especial, única e saberá disto. Nesta jornada de conhecimento, de aprender, de confiar nele, que será conduzido.

Não desista, não sei quanto tempo levará, mas Deus te conduzirá em cada momento, em cada situação; mesmo quando parecer que foi abandonado. Estou nesta jornada há mais de vinte anos, vivi uma religiosidade profunda, critiquei o meio que vivia, até que um dia, cheguei perante Deus e disse que não queria nada disso para a minha vida; mas que gostaria de conhecê-lo, de viver como ele gostaria. Ele me conduziu por caminhos que na época não compreendi, mas que hoje entendo cada pedra no caminho, cada conceito alterado, cada entendimento desmontado. Sei que não cheguei aonde Deus deseja; mas sei, mesmo que muitas vezes difícil, ele me tem conduzido. Não tenho a fé de Abraão, nem a dependência de Davi, mas Ele tem me guiado no seu propósito e no entendimento do que deseja para minha vida.