“Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito:Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,acrescenta:Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado.” (Hebreus 10:14-18, BEARA).
Com a obra do Senhor Jesus realizada na cruz, com a sua morte e ressurreição, não existe mais nada para ser feito, para que possamos ser apresentados diante do Pai. Não existe qualquer tipo de obra que possamos imaginar, qualquer atitude que possamos tomar, qualquer pensamento que possamos ter que irá fazer diferença. A nossa reconciliação com Deus é resultante da sua graça revelada, da sua justiça imposta através da cruz, por meio de Cristo Jesus. Portanto, precisamos ter consciência que não existe nada que possamos fazer diferente ou melhor que Jesus fez que nos habilita mais para estar e viver com Deus.
No novo nascimento, quanto entregamos as nossas vidas ao Senhor, reconhecendo ser ele o único caminho, a única forma de chegar ao Pai, então, recebemos da vida de Deus, recebemos toda a capacitação de Deus para viver de forma que lhe agrada. Não existe qualquer razão para vivermos de forma diferente do que propõe para nós. Ele nos concedeu um novo coração, sua vida eterna, para que por ela vivamos neste mundo da forma que lhe agrada.
Mas por que temos falhado? Por que não somos zelosos pelas coisas do reino? Por que achamos que está bom? Por que achamos que a salvação é suficiente? Por que somos egoístas ao ponto de pensarmos e pararmos no ponto que resolvido estão os nossos problemas e pronto?
Não podemos pensar assim, não podemos viver desta forma. Deus nos chamou para o seu reino, para viver a sua vida, para andarmos segundo a sua natureza, honrando tudo o que ele é, tudo que nos concedeu. Firmes em um só propósito, o ver o nome do Senhor Jesus glorificado, devemos andar neste mundo, em novidade de vida e não conforme os rudimentos deste mundo, não segundo o pensamento egoísta, cheios de toda inveja e cobiça. Não fomos resgatados para continuarmos na carne, muito pelo contrário, mas sim, para mortificarmos os feitos da carne, as obras da carne, e revelarmos através de nossos corpos a vida e a natureza de Deus.
Por isso, tendo a cosciência da purificação, da capacitação, não podemos continuar a viver uma vida de pecado, como está escrito: “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados;” (Hebreus 10:26),
Se permancemos em uma atitude de pecado, como se a obra redentora de Deus não fosse completa, não fosse suficiente para nos tirar deste mundo, do viver segundo os valores do mundo, seria uma obra pela metade, mas não foi isso que Deus fez. A obra é completa, mas o que precisamos fazer?
Mudar a nossa forma de pensar, transformar pela renovação da mente, fazer morrer a natureza humana, para que assim, possamos experimentar o melhor que Deus tem para nós, e principalmente para ao seu reino. Quando vivemos uma vida de santificação, então, glorificamos o nome de nosso Deus.