“Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança;para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.” (Hebreus 6:11-12). “E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.” (Hebreus 6:15).
O significado de indolente no contexto quer dizer: indiferente, ápatico, preguiçoso, ocioso quanto a esperança, quanto as promessas concedidas por Deus de vida, de entrar no descanso; de ter da paz e da vida abundante, mesmo em meio a tantas tribulações.
Precisamos entender que a nossa vida não pode ser dirigida por ansiedade, por expectativas não atingidas. Precisamos ter o entendimento e o discernimento das promessas e do tempo das promessas de Deus, do nosso papel e do que ele espera de nós.
O que nos faz perserverar, matendo-nos no caminho e no objetivo de vida proposto por Deus, é uma só, a verdadeira fé, que procede de Deus, fundamentada na Sua promessa, nas suas palavras. Se desviarmos os olhos destas, dando atenção a nossa volta; iremos naufragar em meio a tanto agito das ondas a nossa volta, nos perdendo em meio a tanta confusão e ficando sem rumo, sem o norte que deve nos direcionar.
Deus, na sua graça, e no seu amor infinito por nós, nos prometeu, vida, vida em abundância, sua paz que excede todo entendimento humano; mas também, deixou claro, o nosso Senhor, que neste mundo passaríamos por tribulação, por dificuldades e problemas. Como isto pode ser? Como podemos ter coisa, aparentemente tão opostas e contraditórias? Eis a questão. Como olhamos a vida, as agruras desta vida, as nossas dificuldades e problemas que irão fazer a diferença.
Assim como Pedro ao sair do barco, e andar por cima das águas, foi possível, enquanto olhava para o Senhor e por confiar em sua palavra, permanecer sobre a mesma; mas, quando desviou os olhos para o vento, para as ondas, então veio a sucumbir; assim, precisamos entender que as tribulações que passamos nesta vida, são simplesmente, instrumentos de Deus para nos fortalecer, para nos levar ao conhecimento, para que possamos amadurecer e conhecer mais de suas promessas e para o fortalecimento da esperança que ele deseja que seja firme baseado na Sua palavra e não no que passamos neste mundo.
Quando olhamos e mantemos os olhos firmes na promessa de vida e paz, mesmos que estejamos passando pelas dificuldades desta vida, de forma alguma perderemos a paz; pois não sucumbiremos a ansiedade e ao querer o controle das coisas; pois o único que nos sustenta, que nos conduz pelo vale da sombra e da morte (nossas dificulades e tribulações) é o nosso Pastor, nosso Senhor.
Quando deixamos de olhar as promessas, e olhamos para as coisas desta vida, então nos enfraquecemos quanto a esperança, quanto a nossa diligência de continuar olhando e caminhando para o alvo que é o nosso Senhor, tornando-nos indolentes quanto a fé, quanto a esperança, quanto a viver e realizar tudo conforme o coração de Deus.
Se as dificuldades desta vida estão a sufocar, se os problemas estão a nos encobrir, precisamos somente estender as mãos rumo ao que pode nos resgatar e nos trazer a tona e nos conceder de forma abundante a sua paz!! Vivamos a vida de Deus, mesmo em meio a tanta tribulação, para a glória e louvor do nome de nosso Senhor e de nosso Deus e Pai.