Nas palavras de Paulo, na carta que escreve aos Colossensses, encontramos o básico do proceder cristão, ou seja, a maneira como devemos viver. Não tem nada especial, não tem nada que represente sacríficio, somente escolhas, entre viver segundo a natureza de Deus que nos é concedida em Cristo Jesus, ou andar segundo os valores da natureza humana.
Escolher entre uma e outra, é uma questão de entre honrar a Deus ou não, entre amar a Deus sobre todas as coisas ou não; pois na manifestação destes valores que revelamos a obra realizada por Deus.
Até onde achamos que devemos dar um basta a glória de Deus, até onde e até quando continuaremos a viver uma vida cheios de toda hipocrisia, e toda religiosiadade, desonrando a Deus, demonstrando o desprezo que temos pela sua glória?
Não podemos nos desculpar de nossos atos, fomos libertos e fomos capacitados para viver segundo a natureza daquele que nos chamou. Queremos ser exemplo? Queremos dar testemunho fiel? Queremos demonstrar o nosso amor pelo Pai? Então devemos abandonar tudo que tenha origem na natureza humana, como Paulo escreveu: “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;” (Colossenses 2:13). “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:” (Colossenses 2:20)
“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:5). “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.” (Colossenses 3:8, BEARA)
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:12-17)
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;” (Colossenses 3:23-24)
Despojar, jogar fora, retirar de nossas vidas. Não dá para nos revestir das obras de Deus sem que tenhamos jogado fora, rejeitado tudo que proceda da natureza humana. Não existe louvor, glorificação, honra e expressão de amor a Deus em palavras, sem que as nossas ações e atitudes expressem os mesmos valores de honra e glória ao nome do Senhor. Precisamos compreender que o que importa não é o outro, ou o que o outro faça; mas sim a minha atitude, minha motivação perante os homens e Deus.