Enxergar com os olhos do Senhor

Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (João 4:34, BEARA). “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.” (João 6:38, BEARA).

Podemos fazer algo que não compreendemos, não entendemos e não vemos da mesma maneira? Podemos ter compaixão, se não enxergamos a necessidade de ter compaixão? Podemos revelar misericórdia se em nosso coração não temos motivo para revelar atos de misericórdia? Podemos revelar amor se compreendemos que devemos amar somente quem merece?

Compreendemos a vontade de Deus, o seu querer e desejo ao ponto de sermos capazes de abrir mão de nossa opinião, nosso desejo e vontade em favor daquilo que ele quer, como o Senhor Jesus fez?

Não devemos responder rápido a esta pergunta, mas precisamos antes, parar e meditar sobre o que temos feito, pensado e como temos agido. O que tem sido as nossas atitudes? Como temos postado frente a necessidade dos outros? Temos exergado a necessidade dos outros? Ou estamos tão fechados em nosso mundo que somente vemos o que precisamos, o que desejamos?

Temos guiado a nossa vida na busca desenfreada de atender os nossos desejos, egoísmo e a suprir a demanda de consumo que nos é imposta pelo mundo? Queremos uma casa melhor, um carro melhor, um relógio melhor, um celular melhor, uma moto melhor e maior? Olhamos a nossa necessidade, a necessidade de nossos filhos, e mal exergamos o que as pessoas a nossa volta necessitam?

Imaginemos se o nosso Deus fosse como somos neste mundo. Onde estaríamos? O que seria de nós? Não estaríamos mortos em nossos delitos e pecados e sem esperança?

Deus nos chamou para o seu reino, para viver a sua vontade, viver segundo a sua natureza. Ele não nos chamou para continuarmos a andar como se anda no mundo, cheio de orgulho, arrogância, egoísmo, hipocrisia, e tantos outros sentimentos, pensamentos e atitudes do mundo. Conhecer da vontade de Deus, conhecer do querer de Deus para a nossa vida é fundamental para enxergarmos como o nosso Deus vê as coisas e as pessoas. Precisamos colocar o nosso coração na busca e na compreensão de como Deus, o nosso Pai, vê e age em favor das pessoas. Deus não olha as coisas, ele olha as pessoas, suas necessidades, seus desejos e se move no sentido de revelar e se mostrar a cada um, para que se convertam de seus caminhos maus.

Como filhos devemos ter a mesma atitude de Jesus, devemos ver a vontade do Pai, querer a vontade do Pai, fazer a vontade do Pai. E devemos fazer isso, não sem entendimento; mas com entendimento, com um coração novo e transformado que foi dado no novo nascimento; mas que precisa ser cultivado, mostrado e revelado ao mundo. Desejar enxergar com os olhos de nosso Deus deve ser o objetivo de nossa vida. Pois só assim, compreenderemos porque Deus fez o que fez por nós, porque Jesus abriu mão do que era para que pudéssemos ser reconciliados e experimentarmos da sua vida, vida eterna.

Se não fizermos morrer a natureza humana, se não mudarmos a forma de pensar, se não colocarmos as determinações de Jesus em prática, como: por a mão no arado e não olhar para trás, tomar a cruz e seguí-lo; dificilmente experimentaremos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para as nossas vidas. Por isso, precisamos transformar a forma de pensar, precisamos nos renovar no entendimento. Precisamos pedir o Pai que nos ajude e nos ensine a ver com os seus olhos e a amar como ele ama.