Podemos mudar nossas atitudes

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ” (Romanos 12:2, RA Strong).

Precisamos compreender, antes de discutirmos qualquer tipo de mudança. Pois se compreendermos errado, não conseguiremos o que desejamos. Para experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para as nossas vidas, precisamos, não conformar com o pensamento do mundo (este século); mas transformarmos pela renovação da nossa mente. O que isso quer dizer de fato para nós? Qual o significado disto para as nossas vidas no dia a dia? Nas ações e nos relacionamentos que desenvolvemos uns com os outros?

Uma coisa importante a compreender, mudança de atitude, não estamos falando do que é exterior, do mudar a nossa forma de agir, mas sim, deixar que a transformação realizada por Deus, possa fluir através d e nossas vidas, vindo do interior, de uma mente e coração renovados, para a manifestação exterior em palavras de atitudes. Estamos falando de uma transformação operada por Deus, ou seja, do milagre da vida que Deus nos concede em Cristo Jesus. Em Cristo, nascemos de novo, nascemos do Espírito, somos feitos homens espirituais, agora para viver segundo a natureza de Deus. Em Cristo, precisamos compreender, conforme Pedro escreveu em sua segunda carta, no capítulo um, verso três, que em Cristo, recebemos todas as coisas que nos conduzem a uma vida que agrada a Deus, e que precisamos caminhar na direção de que tudo que Deus fez se revele em nossas vidas.

Baseado neste fundamento que Deus realizou e nos concedeu tudo que precisamos, sim, podemos mudar as nossas atitudes, para manifestar e revelar o que Deus fez e operou em nós. Precisamos compreender que esta obra é um ato de fé, de confiança e de esperança em Deus que nos concedeu todas as coisas e nos reconciliou com ele para vivermos uma vida em sua presença.

Mas para podermos transformarmos pela renovação de nossa mente, precisamos antes de mais nada, como Paulo afirma: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1, RA Strong).

O que é oferecermos os nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus? Esta atitude está no fato de quando fazemos morrer a natureza humana, quando nos colocamos em não oferecer os nossos membros ao pecado. Isto é, quando rejeitamos todas as obras e todo o pensamento deste mundo, que tem por princípio exaltar os valores humanos, como egoísmo, orgulho, arrogância, prepotência, cobiça. Precisamos rejeitar todas estas práticas e nos colocar a disposição de Deus para viver segundo a sua natureza, segundo a sua vida. É uma mudança completa de vida.

Somente mudamos nossas atitudes quando deixarmos que a vida de Deus que nos foi concedida se revele através de nós, e esta vida somente se revela; se fizermos morrer a natureza humana. Rejeitar o pensamento deste século é fazermos morrer a vontade e o desejo de nossos corpos e alma que tem por objetivo manifestar tudo que é contrário a natureza de Deus. Vivamos no presente tempo de forma a agradar a Deus, sendo instrumento para manifestação da sua vida ao mundo.