Ser cristão – ser imitador de Deus

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. ” (Efésios 5:1-2, RA Strong).

Muitas vezes nos perguntamos o que é ser cristão efetivamente, ou o que devemos fazer, ou o que Deus espera que façamos como cristãos. Se não isso, muitas vezes imaginamos que os verdadeiros cristãos, o que Deus deseja são superhomens, pessoas cheias de poder, que fazem milagres, operam maravilhas, que “tem uma boa palavra” que são capazes de ajuntar multidão. Não é este o conceito que muitas vezes temos?

Precisamos adequar e pensar de forma simples. Deus preparou o seu reino não para especiais; mas para pessoas simples, pessoas que reconhecem a sua dependências, pessoas que se submetem a autoridade do Senhor Jesus, que colocam o seu coração em obedecer. Ele não quer pessoas trabalhando para ele, ele deseja pessoas que se submetem a ele, reconheçam a dependência e deixam ser usados por ele da maneira dele, da forma dele, onde e como ele deseja. A submissão ao Espírito, a obediência a sua voz são as coisas mais importantes que precisamos compreender e aprender a ouvir.

Deus usa as pessoas de qualquer maneira, mas ele tem prazer naqueles que tem um coração submisso e que reconhecem a total dependência. E ele usa em coisas complicadas e complexas, como nas coisas mais simples, e na maioria das vezes em coisas simples.

O que é ser cristão? O que é ser imitador de Deus? Precisamos observar os princípios e fundamentos de todas as nossas ações. Ser cristão é o mesmo que ser imitador de Deus. É agir como o Senhor Jesus agiu. É praticarmos no nosso dia a dia o que o Senhor teve como atitude para conosco.

Podemos achar que nossa ação e nossa atitude pode ser simples ou não faz sentido. Mas quando nos propomos a obedecer o Senhor Jesus, a ouvir a voz do Espírito e a realizar o que nos é pedido, Deus nos usa, nos ensina em cada ato, como viver da forma que lhe é agradável.

O que é se oferecer como oferta e sacrífício como Cristo fez? O sacrifício de Jesus é muito claro, sua oferta não tem dúvida. Ele abriu mão do que era, do que tinha, para ser como homem e viver como homem neste mundo, e para que o seu sacrifício, sua morte pudesse nos reconciliar com o Pai. Foi fácil para ele? Podemos achar que sim; mas nos ponhamos em seu lugar. Analisemos as nossas simples atitudes para vermos se foi fácil e simples como muitas vezes pensamos. Podemos só compreender que o que o moveu não foi sentimento, mas o amor do Pai por nós. Assim, também devemos fazer em cada situação.

Exemplos: Estamos em casa, cansados, de uma semana puxada. Queremos unicamente descansar. O Espirito nos fala para visitarmos uma pessoa. O que fazemos? Levantamos de nossa cama, da cadeira que estamos confortavelmente sentados e vamos? Ou refutamos a ideia e deixamos para lá? Ou pede para irmos a um determinado lugar e confortar alguém? O que fazemos? Ou para pegarmos um dinheiro e entregarmos para alguém, o que fazemos? Ou para visitarmos crianças ou idosos em abrigos e asilos, o que fazemos?

Sacrifício é deixarmos de fazer algo que nos dá prazer, que nos tira da zona de conforto e nos move em favor de alguem, de uma vida. Podemos não entender o porquê, ou a razão; mas podemos ter a certeza, se o Espírito nos falou para fazer, e o que nos pediu não é contrário a palavra de Deus, então devemos obedecer. Agora, se o que está sendo pedido, não segue os fundamentos da natureza de Deus, então não provém de Deus. Qualquer atitude egoísta, qualquer ação que envolve orgulho e arrogância, não são do Pai.

Viver uma vida cristã, ser um verdadeiro imitador de Deus, é deixar de pensarmos em nós mesmos, e obedecermos em tudo o que o Espírito Santo nos determina fazer, mesmo que pareça no momento sem sentido. A nossa atitude desprovida de egoísmo, orgulho, arrogância e que focam somente no bem estar e na melhor condição para os outros, revelam a nossa origem e o nosso caráter. Mas para fazermos isso, precisamos fazer morrer a natureza humana.