Realizar exercícios espirituais

“… Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais. Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro.” (1 Timóteo 4:7-8, NTLH)

O que são os exercícios espirituais recomendados nessa carta? O que deve um filho de Deus fazer? Precisamos compreender o que precisamos fazer, que tipo de atitudes e ações devemos realizar e como devemos proceder nesse mundo, para sermos verdadeiros representantes do reino de Deus.

Compreendermos que a vida espritual não é diferente da vida desse corpo que recebemos. Temos, se desejamos, usar bem esse corpo material, práticar exercícios físico, manter o corpo em forma, cuidar e zelar dele. E no âmbito espiritual não podemos ser diferentes, devemos cuidar de nossa vida espiritual da mesma forma que temos que cuidar de nosso corpo.

Mas, quais são os exercícios que um filho de Deus deve realizar? Quais são essas atividades? Precisamos entender que para crescermos com saúde espiritualmente, e caminharmos em direção ao amadurecimento, a sermos semelhantes ao nosso Senhor Jesus; devemos ter as mesmas atitudes que Ele teve, e termos o mesmo cuidado que o nosso Pai tem; pois precisamos ser imitadores de Deus como filhos amados.

Por isso, precisamos, viver o reino de Deus diariamente, em todo o tempo, onde estivermos, no meio em que estivermos. Não deixamos de ser cidadãos do reino, não deixamos de ser filhos de Deus em momento algum. Recebemos a natureza de divina, nascemos de novo, fomos feitos filhos para vivermos como filhos.

Se dissermos que somos filhos, devemos como Jesus, conversar com o Pai, devemos ter o nosso momento a sós com o Pai, colocarmos diante dele todas as nossas petições, todos os nossos anseios e preocupações. Precisamos, como Jesus falou, aprender a depositar aos pés da cruz o nosso fardo, e pegar o fardo Dele. Como filhos, também, devemos conhecer a palavra, compreender o que se espera de filhos e dos cidadãos do reino de Deus. Por isso, nossa intimidade com Deus é fundamental para o crescimento e aprendermos a ser sensíveis a voz do Espírito Santo que nos ensina todas as coisas. E o conhecimento da palavra, para andarmos segundo o coração e desejo de Deus e não nos perdermos em ensinamentos humanos e desejos de homens.

Quando conhecemos a vontade do Pai, que faz parte do exercício espiritual, então compreendemos como devemos viver, que atitudes devemos tomar em cada situação. E a palavra de Deus nos ensina todas essas coisas.

Na palavra encontramos que como filhos fomos criados para as boas obras, mas o que são boas obras? Fomos ordenados por Jesus para ir por todo o mundo e fazer discípulos, mas o que é fazer discípulos? Quando falamos em fazer boas obras, temos na palavra os exemplos que Jesus falou através de parábolas e ensinamentos como: bom samaritano, do dar a quem pede, o caminhar duas milhas, o voltar a outra face, ajudar, repartir com os outros o que recebemos, e assim tantos outros, que podemos neglicenciar ou decidir que como filhos precisamos viver dessa forma. E o outro aspecto importante é fazer discípulos. Não existe outra razão para a nossa existência a não ser sal nessa terra e luz, falar e viver a verdade e a exalar o bom perfume de Cristo em todos os cantos. É pregarmos sobre as boas novas, sobre a salvação, sobre  a reconciliação dos homens com Deus. Aos que se converterem de seus caminhos, devemos como cidadãos do reino, ensiná-los a viver como uma pessoa do reino de Deus. Mas, devemos lembrar, sem o fundamento não ensinamos, sem o conhecimento e sem a experiência de vida com a vontade do Pai, não levamos as pessoas até Deus e a viver segundo o coração de Deus e estaremos formando prosélitos, muitas vezes. Por isso o exercício espiritual é fundamental na vida dos filhos de Deus.