Cristo é suficiente: crescimento espiritual além do legalismo

Foto de Danie Franco na Unsplash

A verdadeira vida em Cristo não depende de regras humanas, rituais ou experiências místicas, mas da graça e da fé que se fundamenta no evangelho de Cristo.

Em Cristo temos a verdadeira vida. Não precisamos nos submeter a regras humanas nem ao legalismo religioso, porque Ele é suficiente para nossa redenção. Como diz Colossenses 2.16-19:

“Portanto, que ninguém julgue vocês por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Não deixem que ninguém se faça de árbitro para desqualificar vocês, com pretexto de humildade e culto de anjos, baseando-se em visões, estando cheio de orgulho, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, a partir da qual todo o corpo, suprido e bem-vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que vem de Deus.” (Colossenses 2.16–19 NAA)

O crescimento espiritual não vem do cumprimento de regras, mas da graça, mediante a fé no que Cristo fez por nós. Rituais e leis eram apenas figuras que apontavam para Ele. Por isso, não devemos basear nossas vidas em ascetismo (autonegação como espiritualidade), misticismo (fé em experiências subjetivas) ou orgulho espiritual (achar que práticas nos tornam superiores). Esse pensamento é carnal e revela falta de compromisso com Cristo e com a verdade do evangelho.

O amadurecimento vem de Deus, por meio de Cristo. Não depende de regras humanas, aparências ou experiências místicas. Recebemos o Espírito, estamos unidos a Ele, para crescer no conhecimento e fortalecer a fé, caminhando na direção que Cristo nos chama. Somente Ele nos sustenta e nos faz crescer na vontade do Pai.

Ouça a mensagem no agregador de PODCAST de tua preferência:

CASTBOX, SPOTFY, DEEZER ou YOUTUBE

Busque por: “caminhar na graça”

Deixe um comentário