Quando observamos o que está em provérbios. como: “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” (Provérbios 15:22, BEARA). Mas, uma pergunta: adianta o conselho se não ouvimos? Se vamos fazer o que já tínhamos colocado em nosso coração?
Esta é a questão que precisamos entender. Não é um detalhe de conselho, dele ser assim ou assado, de ser o oposto do que imaginávamos; mas sim, de ouvirmos ou não o conselho, de ponderarmos com base no nosso conhecimento, experiência e principalmente com base no que ouvimos de outros.
Temos ouvido os conselhos e admoestações que recebemos? Ou, como diz o ditado popular: “entrou por um ouvido e saiu pelo outro”?. Isto que precisamos compreender. Conselhos são pontos de vista diferentes do que temos. Eles mesmos, se ouvimos diferentes pessoas, nos darão recomendações diferentes; mas o segredo do bom conselho; não está em que dá; mas sim, em quem recebe.
Como temos recebido? Um conselho só funciona quando temos o perfil de líder, daquele que ouve, toma as decisões com base nas recomendações recebidas, arca com as mesmas e assegura que as ações serão realizadas conforme a decisão tomada.
Mas, se ouvimos e não prestamos a atenção, não colheremos nada e bom; mesmo que a argumentação tenha sido das melhores; isto quer dizer que não estamos ouvindo; mas somente cumprindo um ritual. Nós, como diz o ditado, estamos fazendo para inglês ver.
Queremos prosperar no que fazemos? Queremos ter bom êxito? Então precisamos aprender a ouvir os conselhos que pedimos. Se não fizermos isto não estaremos agindo com sabedoria e nem aprendendo sabedoria, e existe uma grande chance de falharmos na empreitada.
Precisamos entender que ouvir conselhos está relacionado a aprendermos a ouvir de Deus sobre diferentes perspectivas a mesma coisa. Quando paramos e prestamos a atenção no que os conselheiros (os que pedimos), estão nos falando; mesmo que a mensagem seja com defeito; compreenderemos a essência daquilo que Deus deseja nos ensinar. Não só isto; mas poderemos observar a questão considerando um ângulo de 360º, e não somente a nossa perspectiva.
Precisamos amadurecer; precisamos adotar postura de líder dentro do corpo; para aprendermos a ouvir o que Deus está falando por meio de seus instrumentos.