Assim como Josué falou ao povo de Israel, o Espírito nos fala todos os dias: “Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós e inclinai o coração ao Senhor, Deus de Israel.” (Josué 24:23)
Equivocadamente pensamos em deuses como sendo as imagens e esculturas, mas esquecemos que os verdadeiros deuses que nos impedem de experimentar e viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, nós levantamos em nossos corações.
Mas quando fazemos isso? Todas as vezes que não confiamos em Deus; mas sim, depositamos em nossa força, nos bens que temos, na situação que possuimos. Nestas situações estamos levantando deuses em nossas vidas. Quando confiamos que o dinheiro pode prover as nossas necessidades e atender os desejos do nosso coração, o que estamos fazendo é levantando deuses.
Quando não confiamos em Deus que ele pode prover e cuidar de nós, e que não depende de nossa força, mas de sua graça, estamos de fato fazendo destas situações deuses que colocamos acima do Deus verdadeiro.
Quando não somos capazes de partilhar o que temos, de ajudar os outros em suas necessidades, quando agimos de forma egoísta, pensando unicamente em nós, nos nossos desejos e vontade, estamos de fato renegando a Deus, sua vida, seu caráter, valores e natureza; e estamos afirmando que o que temos e somos é melhor que Deus. Quando assim fazemos, o que estamos de fato realizando? Construindo deuses em nossas vidas, achando que nós por nós mesmos somos capazes de dar melhor direcionamento, demonstrando falta de conhecimento e confiança em Deus.
Lançar fora os deuses estranhos de nossa vida é rejeitarmos tudo em nós, dentro do nosso coração, ou mesmos aspectos materiais e temporários desta vida onde temos depositado a nossa confiança. Nosso verdadeiro amor, honra e glória a Deus damos quando vivemos completamente na sua dependência, confiando que Ele é o provedor de todas as coisas. Que o que fazemos e resultados que alcançamos não são meramente consquência de nosso esforço e dedicação; mas da graça e do amor de Deus revelado no que empenhamos fazer para a glória do seu nome.
Vivermos como filhos e ter Deus sobre todas as coisas em nossas vidas é expressarmos em nosso dia a dia, os valores do reino de Deus. É revelarmos a Sua vida em nos nossos relacionamentos. É manifestarmos graça, amor, misericórdia, bondade, longanimidade, domínio próprio nos nossos relacionamentos. É confiarmos inteiramente em Deus e não no que somos ou no que podemos fazer. Qualquer coisa que não priorize os valores do reino, é busca do interesse próprio é construirmos deuses em nossas vidas.