Por que precisamos conhecer a Deus?

Jesus certa vez disse aos seus discípulos: “Quem vos der ouvidos ouve-me a mim; e quem vos rejeitar a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar rejeita aquele que me enviou. ” (Lucas 10:16, BEARA)

 Todo o plano de Deus se resume no fato de sermos semelhantes a Jesus, de termos comunhão com Ele, de sermos unidos em um só corpo, que a unidade de uns para com os outros, revele a unidade que temos com o nosso Deus.

Precisamos lembrar sempre que ser um, não quer dizer pensar a mesma coisa, agir da mesma maneira; mas sim colocarmos o propósito e o querer de nosso Senhor Jesus acima dos nossos interesses pessoais. Na unidade do corpo apresentamos ao mundo o nosso Senhor.

Precisamos conhecer o nosso Deus porque precisamos revelar quem ele é. No conhecimento, ou seja, na teoria, e na experiência prática de vida andada com Deus. Na bíblia, Deus revela a sua vontade, fala de quem ele é, o que espera de nós, como ele mesmo fala sobre o buscá-lo e conhecê-lo: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13).

Quando buscamos a Deus de todo o nosso coração, desejosos de conhecê-lo, ele se revela a nós. E também Paulo fala de prosseguir para o alvo, para o prêmio da santa vocação, que é o Senhor Jesus. Este conhecimento, esta intimidade deve ser o desejo de todos nós. Por que conhecer a Deus?

Simples. Deus nos fez embaixadores, reconciliadores dos homens com Ele. Somos seus filhos. Temos portanto, a responsabilidade de revelar quem ele é. Ele nos concedeu do seu Espírito Santo, somos morada, templo, habitação do nosso Deus. Recebemos dele toda a capacitação (2 Pedro 1:3-4) para que possamos andar conforme lhe agrada.

Por que temos que rejeitar a nós mesmos? O que temos que fazer é rejeitar toda a natureza humana. É morrer para nós mesmos e para os nossos desejos egoístas. Quando morremos para nós, rejeitando o que somos, e deixamos a vida de Deus (a vida eterna) se revelar em nós e através de nós, então manifestamos Deus, a sua essência, a sua vida a todos os homens. Por isso, Jesus disse que somos o sal desta terra e a luz deste mundo.  Por isso, ele afirmou aos discípulos que o que nos recebessem, estariam de fato recebendo a ele próprio.

Quando revelamos a vida de Deus, quando em nossos atos apresentamos a natureza de Deus, de fato o que estamos fazendo é mostrando Deus ao mundo, manifestamos tudo aquilo que ele é.

Precisamos conhecer Deus porque precisamos expressar através de nós individualmente e como igreja o nosso Deus. Temos que honrá-lo e glorificá-lo através de nossos corpos mortais. E só conseguimos isso, quando conhecemos sobre ele e aprofundamos o relacionamento de maneira que sejamos um com ele e um uns com os outros.