Fixar os olhos no que é eterno

pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.” (2 Coríntios 4:2). “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus.” (2 Coríntios 4:5). “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” (2 Coríntios 4:7). “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2 Coríntios 4:16-18).

Precisamos compreender que não estamos aqui para defender um ponto de vista, para arguir ou discutir ideias, demonstrar ou não conhecimento. Vivemos neste mundo para revelar quem somos. Fazemos o que somos, demonstramos o que temos conhecimento pelas nossas atitudes. Nossas ações revelam onde temos colocado o nosso coração. Nossas palavras falam e expressam do que está cheio o nosso coração.

Deus nos chama para viver o seu reino, andar segundo o seu coração. Ele deseja nos ensinar os seus valores, valores eternos. Ele quer que sejamos semelhantes a Jesus, que em todas as nossas ações, em nossas palavras expressemos o mesmo sentimento, tenhamos o mesmo coração, revelemos o mesmo desejo. Ele não quer que façamos como marionetes, que obedecem ao comando de seu dono; mas ele quer que aprendamos a exergar como ele enxerga, a falar o que ele fala e a sentir o que ele sente. Quando aprendemos de Deus a ouvir e a ver como ele, então o nosso coração se focará no que é eterno. Não agiremos com astúcias querendo reter os homens por argumentos, queremos e temos que expressar Deus em tudo o que fizermos.

Deus confiou a nós a sua vida, tesouro eterno, para que como filhos possamos revelar a sua graça entre os homens. Não podemos e nem devemos colocar o nosso coração nas coisa passageiras deste mundo, não é, e nem deve ser prioritário o nosso emprego, a nossa casa, os nossos sonhos. Tudo isso é temporário, podemos ter? Sim, podemos, mas devemos tratar como uma oportunidade que recebemos e aproveitamos; mas não devemos e nem podemos colocar o nosso coração nestas coisas.

Deus de forma especial  deseja nos ensinar para que o nosso foco saia do que seja temporário para o eterno, quando assim fizermos, então a grande comissão, o objetivo de nossas vidas, que é fazer Cristo conhecido, passa a ser algo prioritário e importante para nós neste mundo. Precisamos entender que as coisas não são desconexas, mas tudo está interligado. Nossa vida deve ser expressão do que Deus deseja nos ensinar. Não podemos colocar o nosso coração na busca das coisas temporárias, mas sim, confiar e focar no que é eterno. E eterno são os valores do reino, tudo o que Deus deseja que aprendamos dele, e sejamos os seus imitadores. Somente assim a sua glória há de encher toda a terra e o mundo irá conhecer os filhos de Deus, a sua graça, misericórdia, bondade, justiça e amor revelado por meio da igreja, o corpo de Cristo.