Escolho ser amigo de Deus

Pode parecer arrogância colocada desta forma, ao afirmar “escolho ser amigo de Deus”. O que quer dizer ser amigo de Deus? Existe uma canção que fala sobre isso, onde afirma que no nosso dia a dia o pecado vem, mas escolho ser amigo de Deus. O que significa de fato ser amigo de Deus?

O que significa amizade? Em que contexto podemos afirmar que somos amigo de alguém?

A verdadeira amizado, o verdadeiro amigo está no fato de honrar, respeitar aquele a quem chamamos de amigo. Na verdadeira amizade existe o comprometimento, existem propósitos comuns, existem sonhos compartilhados e visões que são buscadas em conjunto para que se tornem realidade.

Neste contexto podemos nos colocar como amigos de Deus? Isto que precisamos entender. Deus procura pessoas que estejam dispostas, que se comprometem com o seu sonho e a sua visão para as pessoas. Todo o desejo de Deus para os homens está expresso desde antes da fundação do mundo.

O que é escolher ser amigo de Deus? É simplesmente fazer a escolha que Deus faz, é honrá-lo em todos os aspectos, é se comprometer com o plano que ele tem. Isto é ser amigo de Deus. Mas como podemos e de que forma expressamos o fato de “sermos amigo de Deus”?

Quando em nossas ações, nas decisões que temos que tomar fazemos as escolhas segundo a natureza de Deus. Diante das situações, como: entre escolher ser egoísta, ou não; ser hipócrita ou não; ser religioso ou cristão; mentir ou falar a verdade com o irmão; abrir mão do próprio interesse e ponto de vista por causa da fraqueza e limitação do outro; escolher servir ou ser servido; fazer acepção de pessoa ou honrá-la; fazer mais ou menos, ou dar o melhor que temos e somos; nos comprometer com Deus ou com a visão dos homens.

São nestas situações, entre mostrar o fruto da carne ou do Espírito que revelamos se somos ou não, se temos escolhido ser amigo de Deus ou amigo do mundo.  Quando honramos a Deus, escolhendo viver segundo a sua natureza divina que nos foi concedida, quando nos empenhamos, com todo o zelo, em sermos imitadores de Deus, como filhos amados, estamos de fato escolhendo ser amigo de Deus.

Ser amigo de Deus está no fato de nos posicionarmos diante do Pai, em favor do seu plano, da sua mensagem, do revelar a sua vida as pessoas. Fazermos isso em todo tempo em todos os lugares. Levar a vida de Deus onde esta precisa chegar, não importa a quem, não importa quando; mas levarmos o conhecimento, a graça e a misericórdia aos homens.

O que escolhemos? Ser amigo de Deus ou ser amigo do mundo? Andar segundo a natureza de Deus, a vida de Deus? Ou segundo o pensamento do mundo, cheios de todo egoísmo, orgulho, arrogância, prepotência, hipocrisia, mentira, falsidade, sendo avarentos, não demonstrando misericórdia e nem o amor de Deus?

Por isso, sim, podemos, sem qualquer arrogância, mas como expressão de amor, gratidão, de honra, escolhermos ser amigos de Deus. Quando escolhemos ser amigos de Deus, estamos propondo, de fato, viver a vida de Deus, deixar que ele se revele e se manifeste através de nós, trazendo conforto e consolo a todos que nos cercam.

O que você escolhe? O que tem escolhido nas ações e atitudes que tem tomado? Ser amigo de Deus? Ou somente dizer ser amigo de Deus, mas, mantendo os pés, cabeça, corpo e alma focados na amizade do mundo? Eu escolho ser amigo de Deus, porque ele me amou primeiro.