Ser zeloso pelo reino

No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;” (Romanos 12:11).

Na carta aos romanos, Rm 12:9-20, Paulo dá algumas instruções aos irmãos de Roma, e gostaríamos de refletir um pouco sobre “zelo”. Ele pede aos irmãos para não serem remissos.

O que é zelo? Zelo é o mesmo que afeição ou dedicação, cuidado, desvelo ardente, por alguém ou por algo, ou, também, pontualidade e diligência em qualquer serviço. Em João, vemos a seguinte menção com relação a Jesus: “Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.” (João 2:17). E por remisso devemos entender como: descuidado, negligente, desleixado, sem atividade; indolente, frouxo, vagaroso, lento, tardo.

Precisamos entender e separar a instituição religiosa do reino de Deus. Não estamos aqui discutindo e nem admoestando para sermos zeloso pela instituição, pela denominação religiosa; pois são coisas de homens. Devemos e podemos usar qualquer instituição, formal ou informal, para realizar e cumprir os propósitos de Deus; mas o nosso zelo deve e tem que ser totalmente direcionados para o reino de Deus, para os valores do reino e para o querer de nosso Senhor Jesus.

Quando fazemos mais ou menos, quando não empenhamos o nosso coração em realizar e cumprir o propósito de Deus, quando não empenhamos no serviço, quando não empenhamos em ajudar uns aos outros, quando somos negligentes com as necessidades dos outros ou quando agimos sem o cuidado para com as pessoas; o que estamos sendo com relação ao reino e ao nosso Deus? Zelosos? Não, não estamos. Estamos sendo remissos no serviço, no expressar a glória e o devido louvor ao nosso Deus. Isto que precisamos compreender. Nossas vidas, em tudo que fizermos, seja no serviço, nas instituições que servimos ou ajudamos temos de ser zelosos. Devemos usar de tudo e todos os meios para expressar em verdade a vontade e o querer de Deus. Não podemos empenhar uma palavra e não fazermos. Não podemos fazer mais ou menos, se nos comprometermos. Devemos fazer com zelo. Se não vamos fazer, devemos ser claros a cerca deste detalhe. Não dá para ser mais ou menos.

E podemos acrescentar outros aspectos de nossas vidas com relação ao reino de Deus: conhecemos e compreendemos a vontade de Deus? Temos nos empenhado na santificação e no buscar de uma vida para sermos semelhantes a Jesus? Que carreira temos proposto para as nossas vidas? Qual é o nosso alvo e objetivo? Estamos focados para com os valores do reino de Deus ou temos colocado o nosso coração na busca das coisas deste mundo?

Ao sentarmos e refletirmos sobre estes pontos poderemos determinar o quanto estamos sendo zelosos ou remissos para com o nosso Deus e o seu reino. Se quisermos ser filhos, expressar a glória e a graça de Deus entre os homens, precisamos rever os nossos valores.