Promessa de vida

Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio.” (Isaías 65:17-18). “Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.” (Isaías 66:22, RA Strong)

Existe esta promessa de vida, de alegria diante de Deus, baseado na promessa de uma nova terra, onde tudo se fará novo. Promessa de vida, de justiça, de paz. Onde não haverá a injustiça, onde não haverá a manifestação dos desejos e vontade da natureza humana, como conhecemos, mas da vida de Deus que é revelada hoje a nós.

Como alcançar esta vida? Conhecendo e andando hoje nas promessas de Deus para as nossas vidas. Deus, na sua graça infinita, no seu amor sem limite por nós, como o profeta Isaías escreveu: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64:4). O nosso Deus se move em nosso favor. Rebelamos, mas no seu plano eterno, estava o provimento da libertação através de Cristo. Sendo incapazes de cumprir e realizar a sua vontade, nos concede o novo nascimento em Cristo, nos doa tudo que precisamos para viver uma vida que lhe agrada (2 Pedro 1:3-4). Como então não vivermos em favor deste Deus que se move em nosso favor, nos capacitando para que tenhamos vida abundante e vida de paz?

Tudo que faz parte da vida eterna é nos concedida hoje, neste mundo. Precisamos compreender que embora serão feitos novos céus e nova terra, onde habita justiça, nós podemos hoje, desfrutar da vida eterna de Deus. Ele nos concede em Cristo Jesus. Nesta atitude em nosso favor, Deus revela a sua grande misericórdia, pois mesmo não sendo merecedores, ele nos dá vida, a sua vida, para que possamos experimentar os valores do reino de Deus hoje, neste mundo. A vida eterna, não se inicia no futuro; mas sim, quando nos entregarmos a Cristo como Senhor e Salvador.

Como desfrutar desta vida neste mundo? Seguindo os ensinamentos de Jesus. Parecem penosos? Sim, são? Não. Quando conhecemos a Deus, compreendemos a sua natureza, seu amor por nós; então compreendemos a sua maneira de agir e ao termos este entendimento que recebemos tudo que precisamos para viver como lhe agrada, então, passamos a viver segundo estes valores. Valores do reino de Deus.

Mas como? Fazendo morrer a natureza humana. Fazendo morrer os nossos desejos e vontade. Submetendo nossos membros, oferecendo-os como uma oferta para a prática da justiça de Deus, para revelar o seu amor. Um ponto importante que precisamos compreender: quando falamos de justiça de Deus, não devemos entender como punição; mas sim, que a justiça de Deus se revela através de seu ato em nosso favor. Não tendo nós vida, ele distribui, reparte de sua vida conosco. Estando nós mortos e separados, ele nos concede tudo inclusive os meios de como sermos reconciliados com ele. Esta é a verdadeira justiça de Deus, repartir com quem não tem o que ele é. Assim ele deseja que seus filhos vivam neste mundo, e pratiquem os valores do reino.

Esta é a promessa de vida. O novo céu, a nova terra, serão somente consequência de vivermos neste mundo desfrutando e nos alegrando em Deus, andando segundo os valores do reino de Deus e não dos homens.

Que o Senhor nos conceda entendimento e graça no revelar da sua misericórdia.