“Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas,” (Deuteronômio 32:11, BEARA).
Temos o entendimento de como um filhote de águia aprende a voar? Nós quando falamos de voar como águia, nós pensamos somente no benefício, no quão bom é, mas não compreendemos o processo de aprendizagem para um filhote de águia a voar. Da mesma forma que uma águia ensina o seu filhote, assim o Senhor age para conosco no processo de amadurecimento e crescimento espiritual. Se tivermos este entendimento, então cresceremos e aprenderemos cada vez mais a confiar e a esperar no Senhor.
Compreendemos que quando ainda imaturos o filhote é protegido e alimentado por sua mãe águia, assim, Deus faz conosco. Mas a medida que o tempo passa, assim como o filhote precisa amadurecer e demonstrar o crescimento, assim, nós também.
Como uma mãe águia ensina o seu filhote a voar? Ela primeiramente o coloca sobre as suas asas. E inicia o voo, então, depois de um tempo, o que ela faz? Chacoalha o seu filhote de forma que ele saia de cima de suas asas (melhor, caia). Como ele não sabe voar, ele começa a despencar. Bate a as asas para que possa voar, muitas vezes não consegue. A mãe águia somente observa, quando há o risco de se espatifar no chão, ela inicia um voo para pegá-lo. Antes que o filhote atinja o solo, ela o recolhe, coloca novamente sobre as suas asas e o leva para o ninho. Este processo se repete até que o filhote possa voar.
Assim Deus faz conosco. Estamos e nos sentimos protegidos. Mas de repente parece que todo o chão sumiu. Nos vemos em uma situação que parece que tudo está contra nós. Estes são os momentos de tribulação e provações. Qual é o propósito de Deus nisto tudo? O nosso amadurecimento, que aprendamos a confiar e a descansar nele. Por isso, quando lemos que nenhuma provação está além de nossas forças, é porque Deus nos conhece e sabe de nossos limites.
Quando tudo parece perdido e sem solução ele vem em nosso socorro, e retoma o processo para aprendizagem. Quando amadurecemos e aprendemos a confiar, Deus nos leva para um processo mais profundo de conhecimento e amadurecimento. Assim ele faz para que possa nos forjar e nos tornar instrumento útil ao seu reino.
Não precisamos temer, não precisamos nos desesperar; mesmo quando parecer que estamos abandonados e sozinhos, não estamos. O nosso Pai só deseja que amadureçamos e cresçamos espiritualmente para que possamos realizar a sua obra da sua maneira. Nós precisamos entender que não temos o controle da situação, que não podemos definir e nem estabelecer nada nos próximos momentos. Devemos aprender a não vivermos ansiosos quanto ao dia de amanhã, quanto as coisas e situações que vivemos. Ele cuida de nós. Ele é soberano e realizará a sua vontade. A misericórdia e a graça do Senhor são imensuráveis.