“Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.” (Salmos 37:1, BEARA). “Confia no Senhor e faze o bem;habita na terra e alimenta-te da verdade.Agrada-te do Senhor,e ele satisfará os desejos do teu coração.Entrega o teu caminho ao Senhor,confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.” (Salmos 37:3-7, BEARA).
Quando estamos diante desta situação o que devemos pensar? O que devemos fazer? Em que direção devemos olhar?
Precisamos compreender que o mundo jáz no maligno. O princípe deste mundo que cegou o entendimento, espalha meias verdades, e o homem que foi corrompido pelo pecado, que valoriza os próprios interesse e os busca independente do que possa fazer para com o próximo, certamente não anda pelos valores, princípios e nem segundo a natureza de Deus.
Quando olhamos este mundo e os seus valores, precisamos compreender que tudo é temporário. Nada irá perdurar, nenhuma obra das trevas, nenhuma obra de injustiça há de permanecer. Somente permanecerá o que é eterno, os valores e princípios estabelecidos por Deus. Devemos parar de olhar o que está a nossa volta, as injustiças, os valores deste mundo, a properidade do injusto. Precisamos compreender, que para nosso Deus, importam as nossas motivações, o que fazemos, o quanto revelamos de sua justiça, de sua bondade, de sua misericórdia em meio da tantos valores distorcidos da vontade de Deus.
Precisamos entender que este mundo não tem solução, ele será destruído e a de ser feito tudo novo, segundo a vontade do Pai. Mas por que ele tarda? Não, ele não tarda, somente revela a sua misericórdia a todos nós, desejando que conheçamos, e não só isto, mas que revelemos a sua vontade, revelemos a sua vida, sua graça, sua bondade e sua justiça entre os homens.
Estamos aqui não para andar segundo os valores deste mundo, não para mudarmos o mundo; mas sim, para levarmos a vida de Deus aos homens, para que cada um se converta de seus caminhos e experimente a vida de Deus. Para que cada um tenha a escamas de seus olhos retiradas e experimente do que é eterno.
Nós não podemos andar pelo que vemos, e sim, pelo que é eterno e foi prometido por nossos Deus aos seus filhos. Precisamos ser neste mundo, sim, cartas vidas, o bom perfume de Cristo, precisamos revelar a vida de Deus, sermos luz neste mundo e sal nesta terra. Mas, como somos? Simplesmente vivendo o nosso dia a dia como o Senhor nos ensinou. Praticando as obras de justiça, revelando as verdades do reino. Precisamos ter a atitude de filhos de Deus, sermos imitadores de Deus e não andarmos segundo os pensamentos e valores deste mundo, cheios de toda a avareza, toda preguiça, hipocrisia, mentira, falsidade, torcendo a verdade, sendo orgulhosos e egoístas. Isto que precisamos abandondar. Precisamos fazer morrer a natureza humana para que a vida de Deus se revele em nós e através de nós.
Por isso, precisamos parar de olhar para este mundo e sim, devemos olhar para o que é eterno e viver segundo a vida eterna de Deus que nos foi concedida em seu filho Jesus Cristo que morreu e ressuscitou em nosso lugar para nos dar vida e nos reconciliar com o criador.