“Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta.” (Salmos 3:5, BEARA). “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.” (Salmos 4:8, BEARA). “o Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor acolhe a minha oração.” (Salmos 6:9, BEARA). “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam. Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; proclamai entre os povos os seus feitos.” (Salmos 9:10-11, BEARA).
Quantas vezes nos pegamos a noite, em nossas camas, preocupados e ansiosos por aquilo que não temos controle? Vivemos momentos de insônia, nos debruçamos sobre as nossas dores e dificuldades, nos colocamos a lamentar e a nos sentirmos os piores dos homens por aquilo que não pudemos evitar; mas esquecemos de observar que não tínhamos o controle de qualquer um dos eventos que nos cercaram.
Precisamos compreender o que seja ser manso, ser manso como Moisés o foi; pois se compreendermos iremos buscar a mansidão; pois nela está o segredo de uma vida que agrada a Deus. Precisamos compreender uma coisa muito importante: não importa se o rio corre para cima ou para baixo, pois em qualquer direção que for, a mão de nosso Deus está no controle de tudo e a sua vontade será estabelecida. Este é o segredo de uma vida que agrada ao Senhor.
Quando Jesus disse que precisamos ser como as crianças é sobre este aspecto de dependência que ele estava se referindo. Com o que uma criança se preocupa? O que faz quando necessita de algo? Muitas vezes mesmo antes de uma necessidade ser manifesta ou revelada, ela é suprida pela ação de seus pais. Uma criança se preocupa com o dia de amanhã? Se terá comida ou não? Se terá onde dormir ou não? Se terá saúde ou não? Por que não? Porque sabe que seus pais cuidam. Assim é o desejo de nosso Deus, que nós aprendamos a depender dele. Ele sabe quantos fios de cabelo temos, e que nenhum cai se não for de sua vontade; então não temos motivo algum para vivermos ansiosos.
Quando o salmista diz, que quando deita, logo pega no sono, é sobre esta dependência. Não existe razão para temor, não existe motivo para termos medo do que quer que seja; pois Deus o nosso rochedo, cuida de nós.
Quando nos colocamos diante da face de nosso Deus, com um coração sincero em serví-lo, em honrar o seu nome, em realizar a sua vontade e obra, uma das coisa que ele irá nos ensinar é sobre esta dependência, sobre andar debaixo de sua proteção. Mas para aprendermos sobre isso, teremos de viver as situações, os momentos que irão requerer de nós esta atitude de descansar em Deus. Como um processo, um fluxo contínuo de ação e reação, onde virão os momentos difíceis. Nos angustiamos, ficamos preocudados? Se sim, não precisamos ter qualquer dúvida, passaremos por estes momentos até que aprendamos a descansar no Altíssimo e a sabermos que ele é o nosso provedor.
Não estamos aqui discutindo uma questão de ociosidade, preguiça; mas sim, de realizar as ações que ele determina, mas descansar nele, pois ele cuida de todas as coisas. Ele abre e fecha as portas segundo o seu propósito. Como diz o salmista: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. ” (Salmos 127:1-2, BEARA)