Por que pensar que é só amanhã?

De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. ” (João 6:40, BEARA). “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:54, BEARA). “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3, BEARA). “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.” (1 João 5:11, BEARA).

Por que quando falamos de vida eterna, o que vem a nossa mente é algo para o futuro? Algo distante de nós e não é algo que temos e recebemos de Deus? Por que temos a mania de achar que tudo é no futuro? Tudo está para acontecer em nossas vidas e que não recebemos as coisas de Deus? Por que achamos que as bençãos são para o futuro? A vida é para o futuro? O novo coração é para o futuro?

Por que pensamos desta maneira? Por que temos em nós o sentimento que não recebemos de Deus e que queremos um novo coração, uma nova vida, e que quando recebermos seremos  capazes de viver segundo a vontade de Deus? Não é assim que pensamos e agimos? Como se não tivéssemos recebido qualquer coisa que seja e que tudo permanece como antes? Precisamos entender o que seja viver por fé e andar segundo as promessas do Senhor.

Conhcer a palavra, lê-la com discernimento, compreendermos o que Deus fala e sua promessas, requer de nós um coração, uma mente aberta e não a estarmos presos a pensamentos legalistas e religiosos e nem a andarmos segundo o pensamento do homem, ou mesmo do príncipe deste mundo que muito quer nos enganar. A religião prega que devemos fazer para receber, Deus afirma ao contrário, porque recebemos, porque temos, então fazemos. Fazemos porque somos e não porque queremos ser. Na religião, no pensamento do mundo, precisamos fazer para merecer, no reino de Deus, quando reconhecemos que não merecemos, que não podemos, que não conseguimos por nós mesmos, é que obtemos, porque Deus concede gratuitamente. Complicado? Não muito simples, são jogos de palavra, mas é um fato,  uma verdade que apossamos pela fé, e não pelo que fazemos ou somos.

Precisamos entender que a vida eterna é algo que temos hoje, que recebemos hoje, que ganhamos quando nos entregamos, nos submetemos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas. A vida eterna não é algo para o futuro, é algo que temos hoje, é a vida de Deus que flui em nós, que nos é dada por intermédio de Jesus Cristo.  Recebemos de Deus, no novo nascimento, um novo coração, uma nova vida, somos feitos novas criaturas, nascemos de Deus para revelar a vida de Deus.

Nas palavras de Jesus vemos isso claramente, temos a vida eterna, quando permanecemos nele. Deus a concede através de seu filho. Não é algo para o futuro, é para vivermos hoje, a vida de Deus, a vida eterna; pois conhecer a Deus é ter a vida eterna. A única coisa que teremos no futuro é um novo corpo que nos será concedido na sua vinda. O resto, a vida, bençãos, nós temos e recebemos em Cristo Jesus. Precisamos entender que tudo existe por causa dele, por meio dele e para ele. Nele, em Cristo, tudo é consumado a nossa reconciliação, o amor de Deus é revelado, o Deus invisível é revelado, a vida eterna é nos concedida.

Mas para viver tudo isso que nos é concedido em Cristo, o que precisamos fazer? Isto que precisamos entender. Somente usufruimos de tudo isso quando fazemos morrer a natureza humana e deixamos a natureza divina fluir em nós e através de nós. Quando revelamos, através das escolhas e decisões que tomamos no nosso dia a dia as mesmas escolhas que o nosso Deus toma. Quando em nossas ações somos imitadores de Deus, como filhos amados. Só assim a vida eterna irá fluir em nós e através de nós ao mundo.