“Veio um homem de Baal-Salisa e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes no seu alforje. Disse Eliseu: Dá ao povo para que coma. Porém seu servo lhe disse: Como hei de eu pôr isto diante de cem homens? Ele tornou a dizer: Dá-o ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão, e sobejará. Então, lhos pôs diante; comeram, e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.” (2 Reis 4:42-44, BEARA).
Onde está a verdadeira vitória de um filho de Deus? Na capacidade de fazer as coisas de forma controlada? Na capacidade de agir sem pensar? Ou no fazer com base na palavra do Senhor?
Agir pelo conhecimento, tendo a certeza dos recursos disponíveis não demonstra o poder de Deus em realizar as coisas. Mas, também, seguir na estupidêz de fazer as coisas sem qualquer planejamento, é assegurarmos o fracasso.
Como Deus opera? Como realiza ele a sua obra? Isto que precisamo entender. Nada podemos fazer sem que a palavra do Senhor a determine. Precisamos planejar, precisamos identificar de forma clara o que é necessário; mas, sob a ordem, sob a determinação do Senhor devemos realizar a empreitada.
Para cem homens, sabemos a quantidade necessária de pão; mas se vinte pães são suficientes, porque Deus irá operar um milagre, não é loucura, mas o agir com base na fé, na promessa e no cumprimento da palavra de Deus.
Precisamos planejar o que tem que ser feito, quando está no coração de Deus? Sim, precisamos, pois através do planejamento, podemos enxergar de forma plena o milagre realizador de Deus. Quando planejamos sob ao orientação do Espírito, então, conseguimos enxergar onde e como Deus deseja realizar as coisas.
Não foi assim na reconstrução dos muros de Jerusalém. Não foi uma obra planejada, e planejada cuidadosamente, mas a sua realização não foi um milagre? A sua conclusão em um período tão curto pelo operar de Deus. Não foi assim na multiplicação dos pães, conforme a palavra de Deus dada a Eliseu. Não vemos o mesmo milagre, onde alguns pães e cinco peixinhos, alimentam uma multidão?
Quando agimos sob a orientação do Espírito, planejando a obra que temos que fazer, conseguiremos observar o prover e o agir de Deus em cada situação. Poderemos ver, sob a orientação do Espírito, quando devemos “arriscar”; pois na realidade é Deus realizando o seu querer e revelando o seu poder.
Agora, precisamos estar cientes que fé não tem nada a ver com ser relapso e com descontrole; pois Deus age de forma que possamos enxergar o milagre ocorrendo, o provimento divino sendo realizado.
Precisamos parar de sermos relapsos, de levar as coisas mais ou menos, de fazer mais ou menos. Temos que fazer o melhor, temos que dar o melhor de nós, temos que nos comprometer ao máximo, buscarmos a qualidade do que fazemos, devemos fazer com zelo, tudo para o Senhor. Não podemos fazer mais ou menos para o Senhor.
Que sejamos zelosos, fieis e honremos ao Senhor com o m elhor que ele nos deu; mas façamos tudo, na dependência completa, sabendo que ele é quem provê todas as coisas. Nele devemos confiar; pois a obra é dele.