“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:14-16, RA Strong). “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1 Pedro 1:18-20, RA Strong)
“Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,” (1 Pedro 1:22, RA Strong)
“Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.” (1 Pedro 2:1-3, RA Strong). “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.” (1 Pedro 2:11-12, RA Strong). “Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei. ” (1 Pedro 2:15-17, RA Strong)
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. ” (1 Pedro 2:9-10, RA Strong)
Tendo este conhecimento tão simples, tão verdadeiro, resultante deum amor sem limites e de uma misericórida sem qualquer capacidade de medirmos; devemos expressar a nossa gratidão, pela obra realizada por Jesus na cruz, em nosso favor, de forma também, simples: não podemos continuar a viver da mesma maneira, não podemos expressar rejeição pela graça e misericórdia que nos é concedida. Não podemos viver da mesma maneira; devemos, sim, como filhos, viver segundo o eterno propósito do Pai, em obediência, servindo e glorificando em todos os nossos atos.
Não fomos chamados simplesmente para qualquer coisa, para fazermos de qualquer maneira; mas fomos chamados para sermos filhos, sermos servos, para sermos sacerdotes do altíssimo, e chamados para desempenhar este papel de forma a glorificar e a exaltar o nome do Senhor.
Não podemos nos amoldar ao mundo, não podemos continuar a fazer da mesma maneira. Temos que rejeitar as obras das trevas. Devemos rejeitar o pensamento do mundo os valores deste mundo que se fundamenta no egoísmo, na vontade própria, no fazer as coisas para si mesmo, e para conhecer o benefício para si próprio. Não fomos chamados para viver desta maneira. Sobre nós pesa a glória, a misericórdia e a graça de Deus para revelarmos a todos os homens. Devemos ter o nosso procedimento direcionado e determinado pela vontade do Pai.
Sejamos filhos que revelem aquilo que o Pai é, como sacerdotes, intercedamos a Deus pelos homens, deixemos de pensar em nós mesmos, e passemos a agir em favor do mundo, como é o nosso papelo. Como sacerdotes, intercedamos por todos, para que cheguem ao conhecimento e a vontade do Pai.