“Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14:7-8, RA Strong). “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. ” (Romanos 13:8-10, RA Strong)
“Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu. Não seja, pois, vituperado o vosso bem. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.” (Romanos 14:15-18, RA Strong).
Como precisamos mudar a nossa forma de pensar! Como precisamos rever os nossos conceitos de vida, valores e atitudes a tomar! Como precisamos compreender o amor e o coração do Pai, sua natureza e vontade para nós! Não, não podemos continuar a viver da mesma maneira que fizemos até hoje. Não podemos andar segundo o mesmo princípio egoísta e orgulhoso, como padrão de vida que sempre tivemos. Deus, em Cristo Jesus, nos chamou para uma nova vida, para um novo estílo, para um novo padrão. Não podemos querer viver o reino de Deus da mesma maneira que andávamos no mundo. Fazer isso é rejeitar tudo que Deus é, e toda a sua vontade para nós.
Quando lemos na carta aos Romanos sobre mudar a forma de pensar, sobre transformar a nossa mente, para experimentarmos a vontade de Deus, é sobre este aspectos que Paulo fala. Vivíamos no mundo de forma egoísta, pensando em nós mesmos. Continuamos a viver da mesma maneira no reino de Deus? Se sim, precisamo mudar a nossa atitude. Morremos para nós mesmos, morremos para a nossa carne e vontade. Fomos chamados para viver o reino de Deus segundo a vontade do Pai, então, precisamos mudar as nossas atitudes.
Não vivemos mais para agradar a nós mesmos, nossa vontade e nosso desejo. Precisamos aprender a andar segundo o coração do Pai. Precisamos andar segundo a verdade do amor que procede de Deus, que tira os olhos de nós mesmos, e foca na necessidade dos outros.
Capacitados para viver desta forma nós já fomos, pelo poder de Deus, pela vida de Deus que nos foi concedida no novo nascimento, e porque fomos reconciliados e recebemos do Espírito Santo, podemos agora, livres, libertos do poder do pecado, andar em novidade de vida, segundo o coração do Pai. Mas para tal, precisamos morrer para a nossa vontade, ou seja, fazer morrer a natureza humana.
Queremos ser agradável a Deus, queremos ser aprovados pelos homens? Então vivamos o evangelho de nosso Senhor Jesus, segundo o que ele determinou, e não segundo o que achamos ser o melhor para nós. O autor da vida, já nos mostrou e já nos ensinou como devemos viver. Por que achamos que temos mais condição que Deus de determinar o que é melhor para nós? Somos que nem Deus para termos condição de determinar o que é melhor?
Fazer morrer a natureza humana, nos levará a vivermos para o Senhor e não para nós mesmos. Quando vivemos para o Senhor, vivemos para edificar e fortalecer aqueles que necessitam, e não só isso, mas somos capazes de abrir mão de coisas para nós mesmos em favor dos outros.